Curta-metragem brasiliense estreia em festival de cinema de Ohio
O brasiliense Descamar é o terceiro curta de Nicolau de Oliveira Araújo e debate questões de gênero impostas às mulheres
atualizado
Compartilhar notícia
O curta-metragem brasiliense Descamar, de Nicolau de Oliveira Araújo, fará a sua estreia no 51º Athens Film Festival, em Ohio, nos Estados Unidos. A produção tem uma equipe inteiramente composta por pessoas do DF. Caso saia vitorioso, o filme será qualificado para concorrer ao Oscar.
A história explora questões de gênero impostas às mulheres desde sua infância ao abordar a menarca pela visão de Gabi (Erika Beatriz), personagem que se descobre menstruada durante a terrível aula de matemática e, em meio a questionamentos e receios, deve decidir como conter seu fluxo.
Seguindo um caminho de internacionalização do cinema Brasiliense, este é o segundo ano consecutivo que a produtora Relatar-se estreia um filme em festivais internacionais. O primeiro foi As Miçangas, de Emanuel Lavor e Rafaela Camelo e também produzido pela Moveo Filmes, que estreou na Berlinale (2023) – e que, mais recentemente, venceu o prêmio de melhor filme internacional no Festival de Ibiza.
Fundado em 1973, o Athens International Film + Video Festival é conhecido globalmente como um festival que apoia o cinema independente, underground e de populações marginalizadas. Por mais de cinco décadas, o festival tem abraçado filmes experimentais, narrativos, de animação e documentários, de curta e longa-metragem, provenientes de todos os cantos do mundo.
Em 2024, a mostra acontece entre os dias 8 a 14 de abril e contará com a exibição de cerca de 215 filmes, que representam mais de 50 países em competição.