metropoles.com

Crítica: Tetris, o filme, é tão divertido e viciante quanto o jogo

Tetris é a estreia do Apple TV+ nesta sexta-feira (31/3). O longa conta a história da criação e da comercialização do popular game

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Apple TV+
Tetris estreia no Apple TV+
1 de 1 Tetris estreia no Apple TV+ - Foto: Divulgação/Apple TV+

Tetris é, certamente, um dos mais populares jogos da história: encaixar o blocos foi sucesso nos computadores, nos consoles e, mais recentemente, nos smartphones. O sucesso vem justamente da simplicidade, basta colocar as peças nos locais certos e pronto. Mas a popularização do game esconde uma história digna de um filme de espionagem internacional. Assim, é o novo filme da Apple TV+, que estreia nesta sexta-feira (31/3).

Tetris, o filme, conta a história de como o jogo, criado na União Soviética, rompeu a cortina de ferro e ganhou o mundo na década de 1980. Tudo por conta da influência de um personagem central: Henk Rogers (Taron Egerton).

Tetris reúne ação, espionagem e geopolítica
Tetris reúne ação, espionagem e geopolítica

O charme do longa, dirigido Jon S. Baird, não está em narrar o processo de criação do jogo – que foi desenvolvido por um programador russo. Tetris ganha força na história de corrupção, espionagem comercial, corrupção e ação envolvendo a turma “nerd” dos videogames.

Para essa história real fazer sentido, Tetris tinha como obrigação organizar o quadro geopolítico. Final da década de 1980, Mikhail Gorbatchov no poder da União Soviética, abertura comercial e política… tudo isso mostrado em um filme divertido e envolvente – e que se esforça em recriar o sentimento anticomunista dos EUA da época.

O mérito do roteiro, assinado por Noah Pink, é contextualizar o mundo do final da década de 1980 sem precisar de um “momento explicação”. O que isso quer dizer? Não precisa um personagem aparecer e “palestrar” sobre comunismo, URSS etc. Tudo aparece dentro da trama que envolve a luta para se licenciar o jogo.

Tetris é uma agradável surpresa, que muda o foco da criação do jogo para o que, nessa história toda, é divertido. Ou seja, encaixou a peça no lugar certo.

Avaliação: Ótimo

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?