metropoles.com

Crítica: sob nova direção, saga Sicario muda de ares em Dia do Soldado

Filme de ação traz Josh Brolin e Benicio Del Toro em operação secreta contra cartéis que transportam terroristas para o território americano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Sony/Divulgação
sicario 2 sony 4
1 de 1 sicario 2 sony 4 - Foto: Sony/Divulgação

Sequência de Sicario: Terra de Ninguém (2015), filme sobre a guerra às drogas na fronteira Estados Unidos-México, Sicario: Dia do Soldado avança na franquia ao mostrar outra faceta das organizações criminosas. Desta vez, os cartéis ajudam terroristas a entrarem em território americano.

A mudança mais significativa pela qual a franquia passou de um longa para outro foi na direção. Saiu Denis Villeneuve (A Chegada), entrou Stefano Sollima, filho de Sergio Sollima (1921-2015).

5 imagens
Gillick: oportunidade de se vingar de chefe de cartel
Operação envolve sequestro da filha de um narcotraficante com objetivo de provocar uma guerra entre cartéis rivais
Isabel e Gillick: na mira das autoridades mexicanas
Pôster de Sicario: Dia do Soldado
1 de 5

Gillick (Benicio Del Toro) e Graver (Brolin): personagens de Sicario ganham uma nova dinâmica

Sony/Divulgação
2 de 5

Gillick: oportunidade de se vingar de chefe de cartel

Sony/Divulgação
3 de 5

Operação envolve sequestro da filha de um narcotraficante com objetivo de provocar uma guerra entre cartéis rivais

Sony/Divulgação
4 de 5

Isabel e Gillick: na mira das autoridades mexicanas

Sony/Divulgação
5 de 5

Pôster de Sicario: Dia do Soldado

Sony/Divulgação

 

Autor da ótima trama de máfia Suburra (2015), produção da Netflix, o italiano consegue equilibrar a óbvia e já esperada filiação à primeira história com uma abordagem mais franca, crua e brutal nas cenas de ação.

Quando os cartéis ganham “status” de organizações terroristas pelo governo americano, Matt Graver (Josh Brolin) recebe passe livre para resolver o problema como bem quiser.

Desta vez, sem se ater a limites éticos ou institucionais. O estado financia a operação de forma velada, seja ela qual for. Se a missão sair do controle ou algo der errado, a responsabilidade é toda de Graver. O plano arriscado envolve nada menos que sequestrar Isabel Reyes (Isabela Moner), filha adolescente de um narcotraficante, e creditar a autoria do crime a um cartel rival.

Graver recorre novamente ao agente Alejandro Gillick (Benicio Del Toro), ex-homem-forte do grupo de Medellín que viu sua família ser assassinada pelo pai de Isabela, para comandar a ação. Enquanto isso, uma subtrama mal desenvolvida acompanha a iniciação do jovem Miguel (Elijah Rodriguez) no mundo do crime. Um personagem cujo destino fatalmente cruzará com o de Gillick e Graver.

Sollima mantém um certo tom de gravidade e conspiração que evoca o primeiro Sicario – a trilha de Hildur Guðnadóttir faz questão de colaborar para que mesmo o diálogo mais enxuto ganhe ares ameaçadores. No mais, Dia do Soldado é um filme muito diferente do anterior.

A violência brota sem sutilezas: de um atentado terrorista em um supermercado do Kansas aos procedimentos nada comedidos de Gillick, como descarregar uma pistola em um inimigo indefeso e caído ou arremessar uma granada de mão no carro de moleques mexicanos que tentam acossá-lo.

Por mais tentador que seja tentar localizar referências à agressiva política de imigração de Trump, Taylor Sheridan, mesmo roteirista do primeiro filme e autor de outras histórias de violência (Terra Selvagem, A Qualquer Custo), parece estar mais preocupado em expandir o alcance da trama à guisa de sequência e estabelecer uma nova dinâmica entre os personagens principais, Graver e Gillick.

Dia do Soldado supera o pretensioso Terra de Ninguém – uma suposta crônica sobre o mal-estar da civilização ocidental diante de dilemas de fronteira – com habilidosas cenas de ação e grandes atuações de Del Toro e Brolin.

Avaliação: Bom

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?