metropoles.com

Crítica: reviravoltas de Um Pequeno Favor são diversão garantida

O potente trabalho de Blake Lively e Anna Kendrick aliado a um roteiro rico garantem um filme que, antes de qualquer coisa, entretém

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
ASF_D27_PI_06518.ARW
1 de 1 ASF_D27_PI_06518.ARW - Foto: Divulgação

Imagine um Garota Exemplar (2014) cômico. Essa é uma maneira grosseira de descrever Um Pequeno Favor, longa de Paul Feig que chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (27/9). Na premissa, Stephanie (Anna Kendrick) e Emily (Blake Lively) tornam-se amigas graças à convivência de seus filhos. A dupla troca confidências e favores até a loira misteriosa sumir – assim, a amiga migra do desespero e, eventualmente, à desconfiança.

A trama é repleta de reviravoltas, de fazer o espectador se sentir, por vezes, traído. A coisa funciona graças a três elementos: os diálogos brilhantes, a edição eficiente e as atuações à prova de falha da dupla principal, resultando num filme, acima de tudo, divertido. Com personagens que parecem ter sido escritos para as atrizes, cada cena entre Kendrick e Lively é deliciosa. O primeiro diálogo entre as duas é muito divertido e é uma forma excelente de apresentá-las sem cair em muletas de roteiro.

O filme explora não só as possibilidades do feminino – a dicotomia entre a mãe que trabalha e a mãe dona de casa é o exemplo mais claro –, mas como mulher alguma deve ser subestimada. A poderosa Emily é uma personagem incômoda: uma mulher vestida “como homem” e uma mãe tão ruim quanto muitos pais por aí. Stephanie, por sua vez, parece ser apenas mais uma desmiolada com um canal no YouTube, mas não é nem um pouco boba.

6 imagens
Blake Lively viverá Lily na adaptação de É Assim que Acaba
De boba, Stephanie (Anna Kendrick) não tem nada
O roteiro é pesado, mas os diálogos bem-humorados compensam o tom do longa
Henry Golding vive Sean, o marido de Emily: representatividade
O poster do filme
1 de 6

A amizade entre Stephanie e Emily é repleta de segredos

Divulgação
2 de 6

Blake Lively viverá Lily na adaptação de É Assim que Acaba

Divulgação
3 de 6

De boba, Stephanie (Anna Kendrick) não tem nada

Divulgação
4 de 6

O roteiro é pesado, mas os diálogos bem-humorados compensam o tom do longa

Divulgação
5 de 6

Henry Golding vive Sean, o marido de Emily: representatividade

Divulgação
6 de 6

O poster do filme

Divulgação

 

Até mesmo onde o filme falha, ele acerta. A velha reviravolta das gêmeas com o corpo trocado é de se revoltar, mas é facilmente perdoável graças ao roteiro que sabe rir de si mesmo. Quando alguém fala da irmã gêmea de Emily, ela corrige: gêmeas não, trigêmeas. A pecha cumpre seu propósito de acalmar os ânimos do espectador com muito bom humor.

Um grande trunfo de Um Pequeno Favor é seu elenco diverso. Além de figurar duas mulheres nos papeis principais, o filme ainda traz um casamento interracial, bem como personagens gays e não-brancos. Mas a mensagem mais poderosa é o fundamento da amizade das protagonistas: nós mulheres precisamos parar de pedir desculpas por tudo. A trajetória de Stephanie, aliás, gira em torno deste aprendizado e culmina na última interação entre as duas. Lição dada é lição aprendida.

Avaliação: Bom

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?