metropoles.com

Crítica: “Os Parças” reúne estrelas da comédia, mas humor não convence

Golpistas da Rua 25 de Março, personagens de Tom Cavalcante, Tirullipa, Whindersson Nunes e Bruno de Luca tentam realizar casamento chique

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jarrod Bryant/Divulgação
JarrodBryant_OsParças-287 baixa_0
1 de 1 JarrodBryant_OsParças-287 baixa_0 - Foto: Jarrod Bryant/Divulgação

Na teoria, “Os Parças” funciona como uma espécie de filme de super-heróis na farta produção de comédias brasileiras. Reúne astros de diferentes gerações do humor popular: Tom Cavalcante, Tirullipa e Whindersson Nunes, e completa o Quarteto Fantástico da zoeira com o ator e apresentador Bruno de Luca.

A ideia é usar o longa como veículo para que os astros tenham passe livre para improvisar e explorar rotinas cômicas das mais diversas. Eles se vestem de mulher, fazem piadas sobre estereótipos de nordestinos e paulistas, tiram onda com o nariz de um (Cavalcante) e os olhos de outro (Tirullipa).

5 imagens
Elenco completo de "Os Parças": comédia leva direção do cearense Halder Gomes
Tirullipa, Bruno de Luca, Tom Cavalcante e Whindersson Nunes: o quarteto de "Os Parças"
"Os Parças": trambiqueiros da 25 de Março tentam produzir um casamento luxuoso em São Paulo
Pôster de "Os Parças"
1 de 5

Wesley Safadão, Whindersson Nunes e Tirullipa: parte do elenco de "Os Parças"

Divulgação
2 de 5

Elenco completo de "Os Parças": comédia leva direção do cearense Halder Gomes

Jarrod Bryant/Divulgação
3 de 5

Tirullipa, Bruno de Luca, Tom Cavalcante e Whindersson Nunes: o quarteto de "Os Parças"

Jarrod Bryant/Divulgação
4 de 5

"Os Parças": trambiqueiros da 25 de Março tentam produzir um casamento luxuoso em São Paulo

Jarrod Bryant/Divulgação
5 de 5

Pôster de "Os Parças"

Downtown Filmes/Divulgação

Escrita por Claudio Torres e dirigida pelo cearense Halder Gomes (das comédias independentes “Cine Holliúdy” e “O Shaolin do Sertão”), a trama, digna de programa humorístico de TV aberta, ambienta a ação na Rua 25 de Março, em São Paulo.

Whindersson e Tirullipa aplicam pequenos golpes para fazer algum dinheiro, enquanto o personagem de Cavalcante trabalha como locutor de uma loja de departamentos. Com pinta de nerd, Bruno de Luca é o único funcionário da empresa de casamentos administrada por Oscar Magrini.

Grandes nomes, potencial desperdiçado
Eis que o pilantra interpretado por Magrini engana o quarteto direitinho. Fecha negócio com Vacário (Taumaturgo Ferreira inspiradíssimo), temido mafioso atuante na 25 de Março, para organizar o casamento da filha do figurão, Cintia (Paloma Bernardi).

Assim que recebe a grana, o bon vivant Magrini sai de cena. Sem dinheiro, os espertalhões vividos por Cavalcante, Whindersson, Tirullipa e Luca precisam usar a malandragem das ruas e a típica criatividade brasileira para produzir uma festa de luxo e garantir a sobrevivência.

https://www.youtube.com/watch?v=X7d5B632ZFo

“Os Parças” decepciona mesmo dentro da proposta de uma comédia escrachada sem grandes pretensões estéticas e narrativas. O filme desperdiça até mesmo seus promissores coadjuvantes. Ricardo Macchi, eterno cigano Igor, faz um dos capangas de Vacário, mas é limitado a diálogos reativos. Outro personagem subaproveitado é o traficante colombiano interpretado por Carlos Alberto de Nóbrega.

As cenas realmente engraçadas são esparsas e em geral envolvem o carisma do veterano Tom Cavalcante, ora encarnando uma professora de dança alemã ora homenageando Jerry Lewis como um garçom equilibrista na festa de casamento. Até o clássico bebum João Canabrava comparece para alegrar uma cena de bar.

Resolvido com dispensáveis soluções românticas, o roteiro ainda arruma tempo para articular breves participações de Wesley Safadão – que convence como um motorista de aplicativo de carona – e do parça-mor Neymar, numa cena pós-créditos tão picareta quanto os golpistas vistos no filme. “Os Parças” acumula elementos cômicos (estrelas, clichês regionais, tiradas), mas pouco faz rir.

Avaliação: Ruim

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?