metropoles.com

Crítica: Os Farofeiros é melhor que a média das comédias nacionais

Novo filme de Roberto Santucci narra as confusões de amigos de trabalho que decidem viajar para a praia com suas famílias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
os farofeiros (3)
1 de 1 os farofeiros (3) - Foto: Divulgação

Os Farofeiros parece um filme ligeiramente mais esperto se comparado ao que vemos anualmente nas comédias brasileiras. Com uma clara alusão a longas como Férias Frustradas, a produção acompanha uma série de infortúnios que condenam uma viagem de fim de ano de quatro amigos de trabalho e suas respectivas famílias.

Autor das franquias De Pernas pro Ar e Até que a Sorte Nos Separe em parceria com o roteirista Paulo Cursino, Roberto Santucci é o diretor responsável por praticamente uma década de blockbusters humorísticos. Desta vez, ele tenta remexer um pouco a fórmula e arriscar um timing cômico mais agressivo, rasgado e anárquico – obviamente tudo dentro de um certo limite padronizado e algo televisivo ao qual já estamos acostumados.

6 imagens
Antonio Fragoso e Aline Riscado na casa de praia: dinâmica de classes
Danielle Winits interpretou mulher da zona sul em Os Farofeiros
Dani Winits caindo em uma piscina gosmenta: férias para esquecer
Roberto Santucci e Paulo Cursino: parceria rende comédias que fazem sucesso de bilheteria
Pôster de Os Farofeiros
1 de 6

Os farofeiros na praia: quando as férias transformam-se em um pesadelo

Divulgação
2 de 6

Antonio Fragoso e Aline Riscado na casa de praia: dinâmica de classes

Divulgação
3 de 6

Danielle Winits interpretou mulher da zona sul em Os Farofeiros

Divulgação
4 de 6

Dani Winits caindo em uma piscina gosmenta: férias para esquecer

Divulgação
5 de 6

Roberto Santucci e Paulo Cursino: parceria rende comédias que fazem sucesso de bilheteria

Divulgação
6 de 6

Pôster de Os Farofeiros

Divulgação

 

Lima (Maurício Manfrini) e Rocha (Charles Paraventi) conseguem convencer Alexandre (Antonio Fragoso), chefe da empresa em que trabalham, a cair na estrada para o litoral e curtir uma casa de praia. O comboio sai do Rio de Janeiro e, uma vez no destino – uma casa em ruínas localizada a quilômetros da areia –, encontram Diguinho (Nilton Bicudo), outro companheiro de férias.

A virada de ano para essa turma não será nada menos que uma roubada daquelas. Santucci enxerga nesse encontro uma oportunidade de brincar com a crise econômica – Alexandre precisa demitir um dos três colegas até o Réveillon – e articular pequenos conflitos sociais entre classes distintas.

Da comédia popular à metalinguagem
Esses pontos de contato com o Brasil real nem sempre funcionam quanto deveriam, mas servem como sintoma curioso de uma sociedade contemporânea dividida por abismos financeiros e angústias distintas. É como se Santucci formasse aqui uma comédia de conciliação. O que de fato se consuma no clímax, com o quarteto e suas mulheres num raro encontro pacífico à beira-mar.

Mas há uma cena encaixada no filme que parece reforçar uma nova tendência das comédias nacionais: a metalinguagem. Dia desses falamos aqui de Fala Sério, Mãe! – por sinal, escrito por Cursino – citando um momento em que Paulo Gustavo, astro de Minha Mãe É uma Peça, aparece na trama no papel dele mesmo, uma celebridade do cinema.

Pois bem. Agora, a narrativa parece pausar para que o filho de Alexandre informe ao público de um hábito familiar nas férias: ir ao cinema ver comédias nacionais. A família vai na companhia dos colegas de firma do patriarca. Eis o filme: Minha Vó É uma Comédia.

“Ah, comédia nacional só tem putaria e palavrão”, reclama Renata durante a sessão. Na tela do filme dentro do filme, a tal vovó olha para trás, para os personagens de Os Farofeiros, e rebate o comentário da espectadora. Ato contínuo, todos olham agora para nós, o público real, com olhares de reprovação.

Um recadinho para os críticos ou uma crítica ao velho ranço que algumas plateias (seriam as elites, imagina-se) nutrem em relação a produções nacionais?

Avaliação: Regular

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?