metropoles.com

Crítica: “O Poderoso Chefinho” tem ar promissor, mas adere à fórmula

Nova animação da DreamWorks, “O Poderoso Chefinho” narra um bebê envolvido em uma guerra secreta entre recém-nascidos e bichos de estimação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fox/Divulgação
o poderoso chefinho filme animação
1 de 1 o poderoso chefinho filme animação - Foto: Fox/Divulgação

Em “O Poderoso Chefinho”, um garoto de sete anos descreve a aterrorizante experiência de ter um irmão mais novo. O tal Chefinho é um recém-nascido incomum: usa terno e gravata, relógio e esbraveja ordens à sua maneira. Chora, urra, ri, faz escândalo, cospe comida, agita os braços. A partir de agora, ele manda na casa.

Quando parece que a animação será sobre a rivalidade geracional entre irmãos, “O Poderoso Chefinho” dá um passo atrás e prefere repetir a fórmula de outras tantas produções da DreamWorks. Fora um ou outro desenho mais elaborado, como “Como Treinar o Seu Dragão” (2010) e “Shrek” (2001), o selo é conhecido por não economizar no colorido e na fofura para conquistar o público.

Animação domesticada pela fórmula
Na maior parte dos filmes da produtora, animação é sinônimo de longas sequências de perseguição e um roteiro que combina humor para crianças e referências pop à procura da atenção dos adultos. Em “O Poderoso Chefinho”, chega a ser frustrante como a trama prefere recusar o começo promissor em prol de uma boba historinha de espionagem.

As rusgas entre irmãos são traduzidas em cenas de filme de terror – sobre até referência a “O Iluminado” (1980), de Kubrick. O clima de ameaça, aos poucos, se esfria e abre caminho para uma reviravolta que torna a animação algo bem menos instigante: o Chefinho trabalha como agente secreto numa guerra silenciosa entre bebês e bichos de estimação.

Essa atmosfera de conspirações forjadas em um universo aparentemente tão ingênuo até poderia render bons momentos. Mas “O Poderoso Chefinho” se contenta com pouco. Trata a tal guerra fria como desculpa para simplesmente inundar a tela de recém-nascidos desengonçados e pets esbugalhados.

Avaliação: Ruim

Veja horários e salas de “O Poderoso Chefinho”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?