metropoles.com

Crítica: Minha Vida em Marte brinca com as inseguranças da meia-idade

Filme nacional evita erros comuns de algumas produções e consegue tom equilibrado para a comédia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Downtown Filmes e Paris Filmes/Divulgação
Minha Vida em Marte, o filme
1 de 1 Minha Vida em Marte, o filme - Foto: Downtown Filmes e Paris Filmes/Divulgação

No longa-metragem Minha Vida em Marte, que estreia no próximo dia 25 de dezembro, as crises conjugais ganham as lentes de aumento do humor escrachado. Sequência de Os Homens São de Marte e é Pra Lá Que Eu Vou (2014), a produção surpreende por romper alguns vícios negativos da maioria das comédias nacionais e conseguir indicar temas para reflexão, sem deixar de arrancar boas risadas da plateia.

Na trama dirigida, por Susana Garcia, Fernanda (Mônica Martelli) está com 45 anos, é casada com Tom (Marcos Palmeira) e mãe de uma menina de 5 anos. O relacionamento morno com o marido incomoda a protagonista, que passa a tentar, sem sucesso, reacender as chamas do início da paixão. Vale tudo: de fantasia de enfermeira comprada em sex shop até aula de crossfit para impedir a gravidade de seguir seu curso natural.

DOWNTOWN FILMES E PARIS FILMES/DIVULGAÇÃO
Dirigido por Susana Garcia, trama aborda a crise conjugal de forma bem-humorada

 

Se a crise no casamento da protagonista era o mote no começo, ao longo do roteiro, o tema vai perdendo espaço para a relação de confiança e cumplicidade entre Fernanda e o melhor amigo, Aníbal (Paulo Gustavo). E é aí que Minha Vida em Marte se distância das comédias batidas e ganha fôlego.

É comum em produções brasileiras os personagens gays serem utilizados como acessório, com a única função de ouvir as lamentações das mocinhas. Não é o caso desta obra. O papel de Paulo Gustavo tem tanta força quanto o de Martelli, e é justamente na troca entre os atores, que as cenas crescem. Aníbal, inclusive, vive seu próprio romance e tem falas que não estão direcionadas à vida de Fernanda. Bingo!

Com essa dinâmica, a história ganha mais veracidade e é capaz de causar identificação. Afinal, quem nunca cedeu o ombro para alguém chorar ou ajudou um amigo a sair da fossa?

4 imagens
<b>Temática universal –</b> A trama mostra Fernanda, aos 45 anos, passando por uma crise conjugal em plena crise da meia-idade. Mesmo que o <i>plot</i> do filme seja o divórcio da protagonista, a intenção do longa-metragem é reforçar a importância de uma grande amizade para superarmos os piores momentos da vida de alguém. Tudo isso, com muito bom humor e mostrado de uma maneira bem leve, faz com que milhares de pessoas se identifiquem. Afinal, quem nunca precisou daquele ombro amigo?
<b>Paulo Gustavo é pé-quente –</b> Paulo Gustavo pode ser considerado o grande curinga da comédia nacional dos últimos anos. A consolidação do ator, com Minha Mãe é Uma Peça, faz do humorista um chamariz de público para as produções de que participa. Fora isso, o fato de Mônica Martelli e Paulo Gustavo serem amigos de longa data faz a química entre os atores em cena convencer a plateia
<b>Forte divulgação –</b> Um dos maiores acertos de toda a equipe de Minha Vida em Marte é apostar em uma divulgação de peso. Tanto Paulo Gustavo quanto Mônica Martelli vêm divulgando o filme em seus perfis no Instagram (9,2 milhões e 938 mil seguidores, respectivamente) desde o início das filmagens, muitos meses atrás. Além de participarem de pré-estreias em todo o Brasil, atriz e diretora promoveram uma maratona de entrevistas para veículos de todo o país, em São Paulo, dias antes da estreia. O <b>Metrópoles</b> foi um deles. Comerciais com esquetes da dupla vêm aparecendo sempre nos intervalos da novela das 21h, O Sétimo Guardião, horário nobre da TV Globo. Não bastasse isso, Anitta, que também faz participação especial na comédia, tem usado as redes para falar da obra
1 de 4

Paulo Gustavo e a diretora Susana Garcia em momento descontraído no set de gravação

DOWNTOWN FILMES E PARIS FILMES/DIVULGAÇÃO
2 de 4

Temática universal – A trama mostra Fernanda, aos 45 anos, passando por uma crise conjugal em plena crise da meia-idade. Mesmo que o plot do filme seja o divórcio da protagonista, a intenção do longa-metragem é reforçar a importância de uma grande amizade para superarmos os piores momentos da vida de alguém. Tudo isso, com muito bom humor e mostrado de uma maneira bem leve, faz com que milhares de pessoas se identifiquem. Afinal, quem nunca precisou daquele ombro amigo?

DOWNTOWN FILMES E PARIS FILMES/DIVULGAÇÃO
3 de 4

Paulo Gustavo é pé-quente – Paulo Gustavo pode ser considerado o grande curinga da comédia nacional dos últimos anos. A consolidação do ator, com Minha Mãe é Uma Peça, faz do humorista um chamariz de público para as produções de que participa. Fora isso, o fato de Mônica Martelli e Paulo Gustavo serem amigos de longa data faz a química entre os atores em cena convencer a plateia

DOWNTOWN FILMES E PARIS FILMES/DIVULGAÇÃO
4 de 4

Forte divulgação – Um dos maiores acertos de toda a equipe de Minha Vida em Marte é apostar em uma divulgação de peso. Tanto Paulo Gustavo quanto Mônica Martelli vêm divulgando o filme em seus perfis no Instagram (9,2 milhões e 938 mil seguidores, respectivamente) desde o início das filmagens, muitos meses atrás. Além de participarem de pré-estreias em todo o Brasil, atriz e diretora promoveram uma maratona de entrevistas para veículos de todo o país, em São Paulo, dias antes da estreia. O Metrópoles foi um deles. Comerciais com esquetes da dupla vêm aparecendo sempre nos intervalos da novela das 21h, O Sétimo Guardião, horário nobre da TV Globo. Não bastasse isso, Anitta, que também faz participação especial na comédia, tem usado as redes para falar da obra

DOWNTOWN FILMES E PARIS FILMES/DIVULGAÇÃO

 

Depois de 13 anos interpretando a mesma personagem, Mônica Martelli aparece totalmente à vontade na produção. É perceptível o amadurecimento de Fernanda no novo filme e é bom ver a protagonista ganhando autoconfiança e independência afetiva. Minha Vida em Marte exerce bem o papel fundamental das comédias, de aliviar as tensões do dia a dia.

Avaliação: Bom

Assista ao trailer:

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?