metropoles.com

Crítica: Invocação do Mal 3 acerta na mescla do suspense e horror

Terceiro filme da série principal, acompanha o primeiro caso de possessão demoníaca levado ao tribunal nos Estados Unidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Warner Bros/Divulgação
invocação do mal 3
1 de 1 invocação do mal 3 - Foto: Warner Bros/Divulgação

Cinco anos depois, a franquia Invocação do Mal volta à série principal protagonizada por Ed e Lorraine Warren (Patrick Wilson e Vera Farmiga). Em A Ordem do Demônio, que estreia nesta quinta-feira (3/5), o famoso casal de demonologistas atua ao lado da lei no primeiro caso de possessão demoníaca a ser levado ao tribunal dos Estados Unidos.

Baseado novamente nos arquivos do casal, o longa mostra Ed e Lorraine poucos anos depois de Invocação do Mal 2 e já bastante conhecidos do público por conta dos acontecimentos em Amityville e Londres. Convidados para acompanhar um caso de possessão de um garoto na cidade de Brookfield, os demonologistas acabam em um caso jamais visto anteriormente.

A trama tem início com os Warren ajudando na luta pela alma do pequeno David Glatzel (Julian Hilliard), que acaba não saindo como o planejado. Após uma série de eventos, o cunhado do garoto, Arne Jonhson (Ruairi O’Connor), acaba preso pelo assassinato do dono da pensão onde morava e o caso se tornou o primeiro na história dos EUA em que um suspeito alegou ter tido uma possessão demoníaca como defesa.

Terceiro filme da cronologia principal, A Ordem do Demônio acerta em cheio na mescla entre o suspense e o horror em sua história. Ao contrário dos dois longas anteriores, Invocação do Mal 3 dá ainda mais importância para o lado investigador de Ed e Lorraine e ainda assim consegue entregar o que o gênero promete com os sustos e demônios macabros que marcaram todo o universo de Invocação do Mal.

Dirigido por Michael Chaves (A Maldição da Chorona), o longa mantém a assinatura da série principal criada por James Wan e traz alguns novos elementos interessantes para o enredo, como a inspiração em Seven: Os Sete Crimes Capitais, de David Fincher, no lado policial/sobrenatural do filme que são, inclusive, um ponto alto do filme e várias referências claras na fotografia a O Exorcista (1973) – algumas delas já mostradas no trailer.

Por fim, apesar de ser o caso “mais pesado” dos Warren contados nos três filmes, A Ordem do Demônio é o que menos traduz isso de forma gráfica. O filme aposta muito mais na criação da mitologia que envolve a paranormalidade da história dos Glatzels e em deixar o espectador curioso e tenso com a trama, do que propriamente nos sustos e demônios bizarros (mas não se engane, ainda assim esses elementos estão presentes no longa).

Em linhas gerais, Invocação do Mal 3 é um dos mais diferentes da franquia, que conta ainda com Annabelle e A Freira. Com suspense e terror na medida certa, o longa é o que melhor transita entre os gêneros e é instigante, divertido e ao mesmo tempo amedrontador. A Ordem do Demônio certamente se credita a estar ao lado do primeiro Invocação do Mal como os melhores da saga.

Avaliação: Ótimo

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?