metropoles.com

Crítica: “Internet – O Filme” quer o seu like, mas despreza o cinema

Com Rafinha Bastos e Gustavo Stockler, “Internet – O Filme” imita a estética da web para narrar confusões durante uma convenção de youtubers

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aline Arruda/Divulgação
internet o filme
1 de 1 internet o filme - Foto: Aline Arruda/Divulgação

A existência de “Internet – O Filme”, com todo esse poder de síntese contido no título, é até natural se lembrarmos da onda recente de longas-metragens baseados ou sobre youtubers. Tivemos “Porta dos Fundos: Contrato Vitalício”, “É Fada!” (Kéfera Buchmann) e “Eu Fico Loko” (Christian Figueiredo).

Esses produtos carregam uma clara intenção de estender para o cinema a estética consagrada no YouTube: jovens falando sobre tudo, a tal cultura de memes, o espírito “zoeiro” da internet, e edição frenética. É inegável o poder de comunicação com os adolescentes.

E então chegamos a “Internet – O Filme”, um longa que claramente tenta reunir tudo numa coisa só. A trama parte do próprio conceito de webcelebridade. Um hotel recebe uma convenção de youtubers (com seus egos inflados) e, claro, os fãs e haters que os perseguem.

As sacadinhas forçadas e o desprezo pelo cinema
Com um roteiro que se resume a cruzar subtramas e forçar sacadinhas pop, “Internet” é uma sonora bagunça de filme. Além do mero desfile de youtubers populares (Thaynara OG, Gustavo Stockler, Rafinha Bastos etc) interpretando extensões deles próprios, o filme ainda quer “refletir” sobre o próprio meio de expressão e as relações humanas em torno da produção de vídeos.

O mais chocante de “Internet – O Filme” é a própria arrogância do projeto: se dá certo no YouTube, por que não fazer exatamente a mesma coisa no cinema?

Não há atores, mas youtubers. Não há cenas, mas esquetes que tentam de tudo para justificar o ingresso (ou o like, como queira): de Raul Gil sendo ele próprio a Mr. Catra no papel de Deus. “Internet – O Filme”, tal qual “Contrato Vitalício”, passa numa tela grande, mas despreza o cinema.

Avaliação: Ruim

Veja horários e salas de “Internet – O Filme”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?