metropoles.com

Crítica: Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa é um deleite para os fãs

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa estreia nesta quinta-feira (16/12) e é um dos filmes mais aguardados do ano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Sony Pictures
Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa
1 de 1 Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa - Foto: Divulgação/Sony Pictures

Três parecia ser um número maldito para a franquia Homem-Aranha. A primeira trilogia terminou melancolicamente em Homem-Aranha 3 (2004). A segunda, sequer chegou à sua terceira aventura. Tudo por conta da “maldição dos três vilões”. Mas o feitiço foi quebrado em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa (2021). No terceiro filme da série estrelada por Tom Holland como o Cabeça de Teia, que estreia nos cinemas nesta quinta-feira (16 de novembro), três nunca é demais.

6 imagens
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
1 de 6

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

2 de 6

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

3 de 6

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

4 de 6

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

5 de 6

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

6 de 6

Homem-Aranha: Sem Volta para Casa

Muito longe disso. Pois em Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa tudo é multiplicado à enésima potência. Uma ambição de proporções multidimensionais que tinha tudo para dar errado, mas que, assim como já havia acontecido na surpreendente animação Homem-Aranha no Aranhaverso (2018), deu certo. Muito certo.

O segredo do sucesso foi reverter algo considerado negativo em um aliado poderoso: o famigerado fan service. Não há um fã das aventuras do Miranha no cinema que não será conquistado pelo retorno de personagens e até frases marcantes de todos os filmes da franquia. A mágica aqui é evitar dar essas milhares de piscadelas ao passado sem um propósito. É um quebra-cabeças grande e complicado, mas que consegue ser resolvido – com um obstáculo aqui ou ali, é verdade – após suas quase duas horas e meia de pura diversão.

O motivo da aplicação do multiverso na história é até meio besta, mas, e daí? Em um filme que desafia a maldição sofrida por outros títulos de sua própria franquia sem medo de ser feliz, os fins justificam os meios. E que fins! No plural mesmo.

A trama

Na trama, que começa exatamente onde Homem-Aranha: Longe de Casa (2019) terminou, Peter Parker/Homem-Aranha (Tom Holland) precisa lidar com o fato de que sua identidade secreta foi revelada. Acuado e temendo pelo futuro de sua namorada MJ (Zendaya) e seu amigo Ned (Jacob Batalon), ele pede ao Doutor Estranho (Benedict Cumberbatch) que realize um feitiço que faça todos esquecerem que o Homem-Aranha é Peter Parker.

Mas a situação foge do controle e acaba abrindo um tipo de portal dimensional que traz inimigos do super-herói de outras realidades, como o Doutor Octopus (Alfred Molina), Duende Verde (Willem Dafoe), Electro (Jamie Foxx), Homem-Areia (Thomas Haden Church) e Lagarto (Rhys Ifans).

Ou seja, Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa dá uma banana para a tal “maldição dos três vilões” colocando na tela nada mais que cinco deles! E olha que essa é apenas uma fração de personagens marcantes que farão o deleite dos fãs. Aliás, é claro que pessoas mais versadas no cânone da franquia vão se emocionar com cada pequena referência aos filmes anteriores, mas é bom deixar claro que até os leigos nesse “universo miranha” vão se divertir bastante. E olha que há muito mais a ser explorado. Acredite.

Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa dá uns 10 passos maiores que a perna e mesmo assim consegue alcançar seus objetivos: sedimentar o conceito do multiverso no MCU (Universo Cinematográfico Marvel), agradar fãs antigos e novos da franquia, e ainda dar um novo caminho ao personagem dentro de sua trilogia atual. Ou deveríamos chamar de tetralogia? Esperamos mais cenas do próximo capítulo.

Avaliação: Excelente

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?