metropoles.com

Crítica: Guerra Civil é incômodo ao questionar jornalismo e sociedade

O filme Guerra Civil estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (18/4) e conta com Wagner Moura e Kirsten Dunst no elenco

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Reprodução
foto colorida de mulher com camera fotografica e wagner moura ao fundo embaçado - metrópoles
1 de 1 foto colorida de mulher com camera fotografica e wagner moura ao fundo embaçado - metrópoles - Foto: Foto: Reprodução

Estreia mais aguardada da semana, Guerra Civil chega aos cinemas brasileiros nesta quinta-feira (16/4) com Kirsten Dunst como a protagonista Lee. A personagem é uma fotógrafa de guerra que acompanhou diferentes tipos de conflitos e agora registra o confronto armado que a cerca nos Estados Unidos. 

Sempre ao lado dela, Lee tem o fiel escudeiro e companheiro de pautas, Joel. Vivido por Wagner Moura, ele é um jornalista de guerra que se anima em acompanhar as disputas enquanto passeia por questões como o consumo de maconha. 

Assista a crítica aqui: 

O papel oferece ao brasileiro espaço suficiente para ser um destaque. Se Wagner Moura conquistou a crítica e o público internacional, é porque, realmente, mereceu. A interpretação é gostosa de analisar e verossímil o suficiente para fazer você amar, se revoltar e questionar o personagem em diferentes momentos. 

foto colorida de wagner moura em filme - metrópoles
Wagner Moura é uma das estrelas de Guerra Civil

Kirsten é outro grande acerto de escalação. Com comédias românticas no currículo, o eterno rostinho de Mary Jane Watson deixa o sorriso meigo de lado e revela uma atriz madura e que sabe o que faz. No papel de Lee, ela conversa com o público através de suas questões pessoais e profissionais. É triste vê-la chorar e animador vê-la sorrir. 

Também é necessário falar sobre os personagens de Cailee Spaeny e de Stephen McKinley Henderson, a novata Jessie e o veterano Sammy. Eles aparecem como representantes de diferentes gerações e trazem elementos como a experiência e a vontade de aprender, mas também mostram como o sucesso é perecível e lembram, mesmo que de forma velada, que profissionais são substituíveis. 

Guerra Civil e o papel do jornalismo na sociedade

O faro jornalístico, a busca incansável pela notícia, a disputa pelo furo. Muitos detalhes passam pelo enredo de Guerra Civil e levantam questionamentos sobre o papel do jornalista na sociedade, mas também respondem a pergunta e indicam um caminho para a trama. 

Quando a jovem Jessie se vê em uma situação difícil e não sabe reagir, a experiente Lee traz uma das falas mais marcantes do filme: “Nós só registramos e deixamos que os outros questionem”. Tudo isso em meio a uma guerra na qual alguns lados acolhem repórteres e fotógrafos, enquanto outros condenam o trabalho deles. Mas é também esse trabalho que guia a trama a um final e volta a reforçar a necessidade dos profissionais. 

5 imagens
Guerra Civil
Guerra Civil
Guerra Civil
Guerra Civil
1 de 5

Guerra Civil

Foto: Reprodução
2 de 5

Guerra Civil

Foto: Reprodução
3 de 5

Guerra Civil

Foto: Reprodução
4 de 5

Guerra Civil

Foto: Reprodução
5 de 5

Guerra Civil

Foto: Reprodução

Sem lados definidos: o incômodo de Guerra Civil

Um elemento sabiamente usado no longa do diretor Alex Garland é o silêncio. Ele é tão importante quanto incômodo. Ele é essencial para tirar o espectador da clichê zona de conforto. Assim como o barulho. O som, de forma geral, é bem trabalhado no longa, estando presente ou não. 

Outro ponto que promete mexer com o público é a falta de um certo e um errado dentro da guerra, assunto sobre o qual não existem muitas informações. Uma cena apresentada já no trailer deixa isso bem claro. Nela, um homem camuflado atira em alguém que está tentando matá-lo, mas nenhum dos dois sabe de qual lado o outro está. Então, quem está certo? 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?