metropoles.com

Crítica: “Fundamentals of Caring”, da Netflix, é um road movie clichê

Nova produção original do canal de streaming, o filme narra as amizades feitas na estrada por um cuidador (Paul Rudd) e um jovem (Craig Roberts) com distrofia muscular

atualizado

Compartilhar notícia

Netflix/Divulgação
The Fundamentals of Caring
1 de 1 The Fundamentals of Caring - Foto: Netflix/Divulgação

Novo filme produzido pela Netflix, “The Fundamentals of Caring” (“Os Fundamentos do Cuidado”, em tradução livre) reproduz manjados clichês do cinema indie americano. Apesar do elenco afinado, o longa-metragem é mais um daqueles road movies em que pegar a estrada significa uma jornada de autodescoberta e compaixão pelo outro.

As chagas emocionais de cada personagem obviamente se completam: todos eles carregam problemas com os pais (os tais “daddy issues”, em inglês) ou famílias disfuncionais. O filme emula uma suposta sensibilidade por meio de um protagonista à beira da morte – um lugar-comum dos filmes alternativos – e trilha sonora delicada para marcar as cenas sentimentais.

Há tempos sem trabalhar, Ben (Paul Rudd, o Homem-Formiga) faz um curso de cuidador para arranjar um emprego. Seu primeiro cliente é Trevor (Craig Roberts), um jovem com distrofia muscular que adora falar bobagem e destilar suas tiradas sarcásticas. Ah, e claro: ele mal conhece o pai.

Bom elenco, historinha sem graça
Mesmo enfurnado dentro de casa, o garoto tem uma predileção estranha por atrações de beira de estrada. Após ou um outro desentendimento, os dois saem em viagem rumo ao “poço mais fundo do mundo”.

Em roteiro programado para funcionar como uma história ao mesmo tempo inspiradora, acessível e excêntrica sobre perdas e amadurecimento, o diretor Rob Burnett ainda coloca personagens convenientes no caminho dos dois: uma jovem que está pegando carona para Denver (Selena Gomez) e alimenta conflitos com o pai e uma grávida (Megan Ferguson) cujo carro pifou – o marido é soldado no Afeganistão.

Nos moldes de filmes similares, como “Pequena Miss Sunshine” (2006), “Fundamentals of Caring” parte da estranheza de seus personagens para narrar uma historinha confortável sobre autoconhecimento e pessoas que ousam se importar com as outras. Vale pelo carisma do elenco, sobretudo Paul Rudd e seu preciso timing para momentos ambíguos, tão cômicos quanto dramáticos.


“The Fundamentals of Caring” está disponível na Netflix

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?