metropoles.com

Crítica: “Entre Idas e Vindas” é comédia romântica sobre dor e afeto

Novo filme do brasiliense José Eduardo Belmonte (“Alemão”) acompanha a viagem de um pai, seu filho e quatro atendentes de telemarketing

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem Filmes/Divulgação
Entre-Idas-e-Vindas-5
1 de 1 Entre-Idas-e-Vindas-5 - Foto: Imagem Filmes/Divulgação

Numa das principais cenas de “Entre Idas e Vindas”, novo filme do brasiliense José Eduardo Belmonte, quatro mulheres e um homem fazem uma aposta durante uma festa em que entraram quase como penetras.

O homem pegou carona com as jovens após o carro pifar. A gasolina do trailer acabou ali naquela cidade interiorana. À mesa, eis o desafio: ganha quem contar a pior e mais amarga decepção amorosa.

Cineasta conhecido por trabalhar em escalas diversas, do drama urbano “Se Nada Mais Der Certo” (2008) – ainda seu melhor filme – ao thriller policial “Alemão” (2014), Belmonte narra aqui um road movie sentimental a partir das relações (de afeto, estranheza, compaixão) entre as pessoas.

De alguma maneira, todos os personagens do filme parecem machucados por experiências amorosas do passado. Afonso (Fábio Assunção) pega a estrada com o filho, Benedito (João Assunção, filho do ator), a bordo de um velho Lada. O destino é São Paulo: eles pretendem reencontrar a mãe do menino (Marisol Ribeiro), que abandonou a família há seis anos, sem dar explicações plausíveis.

Comédia romântica em formato clássico
Atendentes de telemarketing, as quatro jovens planejam uma despedida de solteiro para uma delas: Amanda (Ingrid Guimarães), chefe das colegas, Krisse (Rosanne Mulholland), Cillie (Caroline Abras), a piadista da turma, e Sandra (Alice Braga), que no meio da viagem descobriu uma traição do noivo e não sabe mais se quer mesmo se casar.

Como em boa parte dos filmes de Belmonte, as melhores cenas têm menos a ver com a trama (Afonso se afeiçoa por Amanda) do que com o que envolve, afasta ou aproxima os personagens.

Dentro da estrutura clássica das comédias românticas, o diretor consegue imprimir marcas próprias, como a presença da câmera entre os corpos, ali a testemunhar o suor, um sorriso tímido, um pequeno gesto de desconforto ou carinho.

Os personagens transitórios e instáveis do diretor ganham aqui uma catarse otimista, uma trilha sonora que se excede nas cenas de estrada e uma fotografia talvez cristalina demais, sufocando ambiguidades e conflitos.

Ainda assim, entre deslizes e acertos nessa busca por uma estética mais solar, “Entre Idas e Vindas” exala carisma e é melhor do que a média das comédias nacionais.

Avaliação: Regular

Veja horários e salas de “Entre Idas e Vindas”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?