metropoles.com

Crítica: Elvis é empolgante e revelador com Tom Hanks inspirado no set

O longa-metragem com direção ambiciosa de Baz Luhrmann estreia nesta quinta-feira (14/7) e revela os altos e baixos da vida do astro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Elvis o filme RED
1 de 1 Elvis o filme RED - Foto: Divulgação

O cineasta Baz Luhrmann assumiu uma missão ambiciosa quando decidiu levar às telonas a impressionante história da vida de Elvis Presley. O vencedor do Oscar por Moulin Rouge — O Amor em Vermelho (2002) cumpriu seu objetivo e os altos e baixos do eterno Rei do Rock chegam nesta quinta-feira (14/7) nos cinemas de todo o Brasil sob intensa expectativa dos fãs do astro.

De forma cronológica, o que ajuda o espectador a não se perder no enredo ao longo das quase 3 horas de duração do filme, Luhrmann passa por cada fato crucial para a formação do ícone e a decadência do homem que levaria Elvis a morrer atolado em dívidas e infeliz aos 42 anos.

O Metrópoles Já Viu Elvis: veja o vídeo da crítica

Está tudo no roteiro. Desde a infância numa comunidade preta e pobre na racista Mississípi dos anos 1930, passando pela adolescência em Memphis, onde foi fortemente influenciado pelo R&B da famosa rua Beale Street — de onde surgiram nomes como B.B King e Little Richard—; a fase rebelde que o levou a ser preso por rebolar na puritana América da década de 1950, o serviço forçado no exército dos Estados Unidos, a morte de sua mãe, o casamento com Priscilla, o vício em drogas, a indiferença do pai, e, principalmente, a relação conflituosa com o empresário, o coronel Tom Parker.

5 imagens
No palco, o ator é um furacão. Encarna com muita energia a figura do homenageado
Mas quando as cenas exigem mais dramaticidade, deixa a desejar
Tom Hanks, em contrapartida, está gigante e irreconhecível em cena
Elvis estreia nesta quinta-feira (14/7)
1 de 5

Austin Butler vive Elvis nos cinemas

Warner Bros. Pictures/Divulgação
2 de 5

No palco, o ator é um furacão. Encarna com muita energia a figura do homenageado

Warner Bros. Pictures/Divulgação
3 de 5

Mas quando as cenas exigem mais dramaticidade, deixa a desejar

Divulgação
4 de 5

Tom Hanks, em contrapartida, está gigante e irreconhecível em cena

Divulgação
5 de 5

Elvis estreia nesta quinta-feira (14/7)

Divulgação

Com tanto sobre o que falar, é no mínimo injusto não dizer que Elvis é empolgante e prende a atenção do início ao fim. Austin Butler, escolhido para dar vida ao protagonista, surpreendente durante os musicais. Ele não só incorpora muito bem os trejeitos e gingado do homenageado como é ele quem canta, de verdade, todos os sucessos do roqueiro. Um nome conhecido da TV norte-americana, Butler acaba deixando o clima esfriar um pouco sempre que precisa sair do palco e explorar a sua veia dramática, mas nada que apague o brilho da super produção.

Tom Hanks como o sinistro empresário de Elvis, o coronel Tom Parker

Se Butler não está 100% em forma para o cara a cara com o restante do elenco, Tom Hanks consegue preencher todos os quadros da cena. A caracterização impecável deixou o eterno Forrest Gump irreconhecível na pele do sinistro Coronel Parker, que conhece o cantor ainda jovem e passa a empresariar sua carreira com direito a 50% de todos os ganhos do artista. A escolha mais acertada do cineasta, inclusive, é deixar que o vilão narre a história a partir do seu ponto de vista, na tentativa de se defender das diversas acusações de abuso financeiro e processos judiciais que passou a responder após a morte de Elvis.

Apesar de não se intitular um musical típico como Os Miseráveis (2012), Elvis reserva boa parte da película para as cenas cantadas, o que garante o clima de espetáculo que promove coros de refrões sussurrados na sala escura. O longa também não entrega um drama denso, já que as emoções e os temas complexos são abordados sempre no nível da superficialidade. Mas o entretenimento, esse é garantido.

Avaliação: Ótimo

Veja o trailer

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?