metropoles.com

Crítica: Certas Pessoas diverte ao rir dos choques sociais e culturais

Certas Pessoas, da Netflix, toca em temas como racismo, preconceito religioso e polarização de forma bastante divertida e inteligente

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Netflix/Divulgação
Cena do filme Certas Pessoas
1 de 1 Cena do filme Certas Pessoas - Foto: Netflix/Divulgação

Em um mundo em que a palavra polarização é usada para descrever os mais variados (e improváveis) contextos, Certas Pessoas, filme da Netflix que estreia nesta sexta-feira (27/1), propõe a pergunta: tem problema rir um pouco disso? A própria produção de Kenya Barris tem uma resposta para essa questão: não, se for bem-feito.

E antes que venham mais dúvidas, Certas Pessoas é bastante bem-feito e se torna uma comédia romântica, ao mesmo tempo, divertida e provocativa.

O filme acompanha o casal Ezra (Jonah Hill) e Amira (Lauren London). Dois jovens descolados de Los Angeles, que curtem as mesmas coisas, e se apaixonam. Ele, branco e judeu. Ela, negra e mulçumana. Para os dois, a questão religiosa é algo mais ligado às tradições familiares do que uma vivência espiritual.

Mas, é justamente nas tradições familiares, que as coisas complicam. Pois, se Ezra e Amira pouco se relacionam com as religiões, o mesmo não pode ser ditos dos pais. E, ao confrontar visões de mundo tão diferentes, Certas Pessoas aborda as relações culturais e racias usando o humor como ferramenta maior.

Cena do filme Certas Pessoas
Jonah Hill como Ezra e Lauren London como Amira

Assim, destacam-se Eddie Murphy, que vive Abkar (pai de Amira), e Julia Louis-Dreyfus – Shelley, a mãe de Ezra. Enquanto o primeiro, tenta o tempo todo colocar o futuro genro em uma posição de constrangimento, ela se agarra a uma crítica certeira de como o excesso de “desconstrução” pode esconder um preconceito ainda maior.

Colocando essas oposições na tela em diálogos divertidos e apostando em um humor de constrangimento, Certas Pessoas sai da comédia genérica para entregar um filme marcante e, principalmente, muito engraçado.

O filme, porém, desliza quando precisa entrar na tradicional fórmula das comédias românticas. Talvez, um pouco de subversão no terceiro ato seria recomendável. Mas, tal qual o filme sugere, não é preciso acertar sempre.

Avaliação: Ótimo

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?