metropoles.com

Crítica: Anos 90 retrata melhor e pior da adolescência sem julgamentos

Longa que marca a estreia do ator Jonah Hill na direção acompanha garoto de 13 anos fazendo amigos skatistas no verão de Los Angeles

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Diamond Films/Divulgação
anos 902
1 de 1 anos 902 - Foto: Diamond Films/Divulgação

Anos 90, filme de estreia do ator Jonah Hill na direção, pode parecer, a julgar pelo título, uma crônica carinhosa e nostálgica sobre a década dos videogames Nintendo, discmans e videoclipes da MTV. Pelo contrário.

A partir de roteiro original e próprio, Hill, astro de comédias arruaceiras de toda sorte, de Superbad (2007) e Anjos da Lei (2012 e 2014) a O Lobo de Wall Street (2013), propõe uma narrativa que tenta, de todos os lados, replicar o espírito, a temperatura, a vibe da época.

Tobin Yelland/Divulgação
Lucas Hedges, Sunny Suljic e o diretor Jonah Hill: olhar autêntico e pessoal sobre os anos 1990

 

Nesse sentido, mal há uma história a ser contada, o que faz muito bem a esse olhar olhar microscópico trazido pelo cineasta estreante. Stevie (Sunny Suljic), garotinho de 13 anos, não aguenta mais passar o verão em casa.

A mãe, Dabney (Katherine Waterston, de Animais Fantásticos e Alien: Covenant), trabalha bastante para sustentar o lar. O solitário irmão mais velho, Ian (Lucas Hedges, indicado ao Oscar por Manchester à Beira-Mar), só consegue se expressar por meio da violência. Do pai nada sabemos. Resta a Stevie achar uma família lá fora, nas ruas da ensolarada Los Angeles.

Para um filme de estreia, impressiona o quanto Anos 90 consegue soar autêntico mesmo evocando referências tão claras, óbvias até: Richard Linklater, Larry Clark e Harmony Korine, talvez os três principais porta-vozes cinematográficas da cultura jovem e adolescente nos Estados Unidos, sobretudo na década retratada no filme de Hill.

4 imagens
Ray e Porra-Louca: os líderes da "gangue"
Clipes de skatistas e suas manobras: oferecimento de Quarta Série, o cineasta da turma
Pôster de Anos 90
1 de 4

A turma de Anos 90: iniciação de um garotinho às delícias e dores da juventude

Divulgação
2 de 4

Ray e Porra-Louca: os líderes da "gangue"

Divulgação
3 de 4

Clipes de skatistas e suas manobras: oferecimento de Quarta Série, o cineasta da turma

Divulgação
4 de 4

Pôster de Anos 90

Divulgação

 

Stevie é apresentado, de uma só vez, a bebidas, drogas e sexo por meio de uma turma de skatistas sem papas na língua. Há muita curtição, mas também sonhos compartilhados, amizades genuínas e experiências transformadoras.

Todos eles, bem como “Queimadinho”, mais novo integrante da gangue, também vêm de famílias despedaçadas: Ray (Na-kel Smith), o esportista, Porra-Louca (Olan Prenatt), cujos talentos para a farra são autoexplicativos, Ruben (Gio Galicia), até então o caçula da galera, e o Quarta Série (Ryder McLaughlin), sujeito monossilábico e avoado que prefere filmar do que falar.

Hill enquadra tudo no aspecto de tela 4:3, aludindo às TVs de tubo e emoldurando uma trama de fato temporal – afinal, nossas memórias, sejam de ontem ou de qualquer outra década, têm forma, paleta, ritmo e cheiro próprios.

Anos 90 nem tenta esconder o quanto soa, por vezes, derivativo – hanging out à beça no lugar de uma trama redondinha, trilha feita pelos noventistas Trent Reznor e Atticus Ross e pontuada por uma porção de hits da época. Mas a proposta de apresentar uma crônica teen pontiaguda, sem penduricalhos, filtros e julgamentos enterra qualquer pista de lugar-comum.

Crítica: Bom

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?