metropoles.com

Crítica: A Maldição da Chorona traz folclore mexicano à saga Invocação

Longa é o sexto filme da franquia e se passa na Los Angeles dos anos 1970, quando uma entidade maligna assombra uma mãe e seus dois filhos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Warner Bros./Divulgação
a maldicao da choronawarner 1
1 de 1 a maldicao da choronawarner 1 - Foto: Warner Bros./Divulgação

A Maldição da Chorona, novo e sexto filme da franquia Invocação do Mal, leva para a saga de terror mais popular do momento uma famosa lenda do folclore mexicano. Tempos atrás – o longa situa a origem da personagem no século 17 –, uma mãe afogou seus dois filhos num rio. Perturbada, chora e lamenta sem parar enquanto procura por suas crias.

Saltamos centenas de anos até chegar na década de 1970, em Los Angeles. A assistente social Anna (Linda Cardellini, vista recentemente no vencedor do Oscar Green Book) encontra evidências estranhas ao investigar a problemática família de Patricia (Patricia Velasquez), mãe de dois filhos. As crianças foram encontradas trancadas num armário e com feridas nos braços.

Warner Bros./Divulgação
A Chorona (Marisol Ramirez): nova entidade da franquia de terror Invocação do Mal

 

Aos poucos, Anna percebe ter se tornado alvo da Chorona (Marisol Ramirez), uma entidade sobrenatural que aterroriza sobretudo as crianças. A assistente também é mãe de dois filhos e cuida da casa sozinha após a morte do marido policial, anos antes.

5 imagens
Samantha (Jaynee-Lynne Kinchen) diante da Chorona: entidade maligna quer se apossar dos filhos de Anna
A Chorona é uma famosa lenda do folclore mexicano
Rafael (Raymond Cruz): curandeiro e ex-padre
Pôster de A Maldição da Chorona
1 de 5

Anna (Linda Cardellini) e os dois filhos, Chris (Roman Christou) e Samantha (Jaynee-Lynne Kinchen): família é alvo de demônio secular

Warner Bros./Divulgação
2 de 5

Samantha (Jaynee-Lynne Kinchen) diante da Chorona: entidade maligna quer se apossar dos filhos de Anna

Warner Bros./Divulgação
3 de 5

A Chorona é uma famosa lenda do folclore mexicano

Warner Bros./Divulgação
4 de 5

Rafael (Raymond Cruz): curandeiro e ex-padre

Warner Bros./Divulgação
5 de 5

Pôster de A Maldição da Chorona

Warner Bros./Divulgação

 

Michael Chaves, diretor do filme e estreante em longas, busca o tempo todo uma filiação visual aos dois Invocação do Mal, o principal eixo da franquia. Não por acaso, foi escolhido para comandar Invocação 3, a ser lançado em 2020.

Isso também ocorreu em outros spin-offs da saga, como Annabelle e o recente A Freira: ambientações de época sombrias, algo góticas, em casas mal-assombradas, uma sutil sugestão de “caso real adaptado para cinema” e até movimentos de câmera angulosos e bruscos parecidos com os de James Wan (Aquaman), diretor de Invocação e produtor da saga – ele surgiu com Jogos Mortais (2004).

A Chorona, o filme, parece perder tempo demais com uma parca atmosfera de horror que jamais decola e sustinhos fáceis movidos por acordes de trilha sonora – os infames jump scares, aqueles que levantam o espectador desavisado do assento.

A história melhora consideravelmente no terço derradeiro, quando finalmente vemos o imaginário mexicano invadir a trama por meio de Rafael (Raymond Cruz), um ex-padre e curandeiro que ajuda Anna a conter as investidas do espírito maligno.

Em vez de simples reza brava e palavras de exorcismo, Rafael usa todo um catálogo de crendices e rituais para afastar a Chorona. Passar ovos nos umbrais das portas em busca de sinais, por exemplo, entre outras medidas protetivas.

No fim das contas, A Maldição da Chorona é mais um subproduto de Invocação do que propriamente um spin-off com vida própria. Deve dar boa bilheteria, seguindo os outros “anexos” da franquia, Annabelle e A Freira – ambos têm novas sequências na agulha, sem falar no filme solo do Crooked Man. Resta saber se caberá a Invocação 3 renovar sustos e apuros de um universo que começou tão promissor há apenas seis anos e já soa repetitivo e desgastado.

Avaliação: Regular

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?