metropoles.com

Crítica: A Baleia é aterradora virada de chave na carreira de Fraser

A Baleia tem Brendan Fraser como protagonista e é dirigido por Darren Aronofsky. O filme estreia em 23 de fevereiro nos cinemas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Foto colorida do filme A Baleia - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do filme A Baleia - Metrópoles - Foto: Divulgação

O cinema tem o potencial de transmitir emoções e fazer com que o espectador sinta os sentimentos dos atores. Com a junção de uma boa história, bons profissionais e uma excelente equipe de produção e direção, um único longa-metragem pode mudar sua visão de mundo e alterar sua percepção das pessoas. E é nesta categoria de excelência que A Baleia (The Whale, no título em inglês) se encaixa, com foco na virada de chave impecável de Brendan Fraser.

Em A Baleia, Brendan Fraser interpreta Charlie, um professor de 270 quilos, que não consegue sair do sofá, e repleto de problemas emocionais. A realidade do Charlie de Fraser é nada mais do que a verdade de muitas pessoas obesas que não recebem atenção ou visibilidade por parte dos familiares, amigos e até do próprio governo.

5 imagens
Filme A Baleia
O longa estreia nos cinemas em 23 de fevereiro
Brendan Fraser é o protagonista de The Whale (A Baleia)
O retorno de Brendan Fraser, 53 anos, às telas começará com o drama psicológico The Whale (A Baleia)
1 de 5

Brendan Fraser

Divulgação/ California Filmes
2 de 5

Filme A Baleia

Divulgação
3 de 5

O longa estreia nos cinemas em 23 de fevereiro

Divulgação/ California Filmes
4 de 5

Brendan Fraser é o protagonista de The Whale (A Baleia)

Divulgação/ California Filmes
5 de 5

O retorno de Brendan Fraser, 53 anos, às telas começará com o drama psicológico The Whale (A Baleia)

Reprodução/Getty Images

A produção de Darren Aronofsky apresenta de forma muito clara e aterradora as dificuldades diárias (e básicas) de uma pessoa obesa mórbida. De pegar uma chave no chão até levantar do sofá, A Baleia é um relato extremamente tocante da classe da sociedade que ganhou certa visibilidade durante a pandemia da Covid-19 ao ser considerada “grupo de risco” do coronavírus.

Além disso, a produção, que conta ainda com Sadie Sink, Hong Chau, Ty Simpkins e Samantha Morton no elenco, causa um sentimento de claustrofobia. Afinal, Aronofsky fez questão de focar sua câmera no pequeno e inadequado apartamento de Charlie e nos problemas dos personagens que causam os seus problemas.

Naturalmente, A Baleia vai muito além de um debate sobre o despreparo para pessoas obesas (mesmo que este enredo se sustente por si só). Charlie é um homem que, mesmo que tenha desistido do corpo, não desistiu das pessoas. O professor batalha para que seus alunos e familiares sejam sinceros, honestos, doces e não cometam os mesmos erros que ele cometeu.

As câmeras de Aronofsky não se envergonham em mostrar os sentimentos dos personagens, por mais aterradores que eles sejam. O diretor faz um paralelo constante e proposital com a baleia Moby Dick, enquanto apresenta um corpo gordo, repulsivo e, ainda sim, cheio de dores.

Assista ao Metrópoles Já Viu de A Baleia:

Virada de chave em A Baleia

No fim das contas, não importa tanto qual é o enredo de A Baleia. O foco é e será para todos os telespectadores o ator Brendan Fraser. Não por seu corpo gordo e que Aronofsky tenta mostrar como repulsivo e nojento, mas sim por a produção ser, definitivamente, a virada de chave na carreira do ator e sua grande e real chance de levar a estatueta de Melhor Ator do Oscar 2023 para casa.

Vale lembrar que, antes de A Baleia, Fraser não protagonizava um filme há 12 anos. Para a produção, ele passou quatro horas por dias se maquiando e colocando próteses no corpo, além de ter trabalhado com associações para entender como seu personagem deveria se mover e em como lidar com o transtorno alimentar.

A Academia do Oscar cometerá um erro se não escolher Brendan Fraser, por vezes ignorado pela indústria perfeccionista do entretenimento, para carregar a honra de Melhor Ator do ano.

Avaliação: Excelente

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?