metropoles.com

Coringa: Delírio a Dois divide a crítica internacional

Após exibição no Festival de Veneza, o filme recebeu várias críticas, em que algumas elogiam e outras detonam o material

atualizado

Compartilhar notícia

Imagem: reprodução
Lady Gaga contra parede encarando o Coringa
1 de 1 Lady Gaga contra parede encarando o Coringa - Foto: Imagem: reprodução

Com a proposta de ser um musical, Coringa: Delírio a Dois está dividindo as opiniões das críticas. Enquanto de um lado muitos afirmam que o filme é “brilhante”, outros afirmam que é uma “piada”, com um resultado que deixa a desejar.

A produção conta com o retorno de Joaquin Phoenix como o protagonista Arthur Fleck e Lady Gaga na pele da Arlequina. Apesar da estreia no Brasil ser só em 3 de outubro, a obra foi exibida no Festival de Veneza e está dando o que falar entre os amantes de cinema.

O filme Coringa foi lançado em 2019 e recebeu 11 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator — vencido por Joaquin Phoenix — e Melhor Trilha Sonora — também vencedor. Ao longo de sua passagem no cinema, a produção arrecadou mais de US$ 1 bilhão em bilheterias mundiais. A expectativa era que a sequência tivesse o mesmo sucesso.

No entanto, os cinéfilos não estão tão seguros disso. Com 23 análises cadastradas no Metacritic, site que reúne críticas especializadas, Coringa: Delírio a Dois recebeu uma nota amarela, que significa “na média”. No total, 10 artigos elegeram positivamente o filme, 11 como “misto”; e 2 negativamente.

No lado que aprovou a produção, os principais pontos positivos citados são as atuações, ousadia e distanciamento dos “misóginos radicais”. “Uma ousada e, por vezes, brilhante sequencia”, pontua a revista Time Out.

No “mais ou menos”, há um apelo positivo a melhora da produção em comparação ao primeiro filme.  “Embora acabe sendo tão estridente, trabalhoso e muitas vezes absolutamente tedioso quanto o primeiro filme, há uma melhora”, afirma The Guardian.

“O filme começa com a promessa de uma abordagem inovadora para o Coringa e a Arlequina, colocando-os em um mundo onde o oposto da crueldade é o romance musical. Infelizmente, […] centraliza o filme inteiramente em torno de seu antecessor, sem fazer ou dizer nada de novo”, pontua a revista IGN.

Já do outro lado, a principal crítica é o potencial disperdiçado do material, chamando o resultado final de ” superficialmente chocante”, “básico” e “uma piada a todos nós”.

“Muito pouco acontece além dessas paredes, reduzindo o filme a um psicodrama apertado. É surpreendentemente monótono, um procedimento desnecessário que parece desdenhar seu público”, completa a Vanity Fair.

4 imagens
Lady Gaga e Joaquin Phoenix em Coringa
Lady Gaga como Arlequina em Coringa 2
Lady Gaga como Arlequina em Coringa 2
1 de 4

Lady Gaga revela que mudou jeito de cantar no filme Coringa; entenda

Reprodução/IMDB
2 de 4

Lady Gaga e Joaquin Phoenix em Coringa

Divulgação
3 de 4

Lady Gaga como Arlequina em Coringa 2

Getty Images
4 de 4

Lady Gaga como Arlequina em Coringa 2

Getty Images

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?