metropoles.com

Conheça Roald Dahl, autor de “O Bom Gigante Amigo”

O celebrado autor britânico de livros de fantasia também assinou obras como “A Fantástica Fábrica de Chocolate” e “Matilda”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Warner Bros./Divulgação
A Fantástica Fábrica de Chocolate
1 de 1 A Fantástica Fábrica de Chocolate - Foto: Warner Bros./Divulgação

Roald Dahl atravessou o século 20 com dezenas de histórias de fantasia sinistras, sentimentais e divertidas. Mesmo escrevendo majoritariamente para as crianças, seus livros acompanham personagens falhos e, às vezes, pouco confiáveis. É assim na maioria dos romances mais conhecidos do inglês, como “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1964). “O Bom Gigante Amigo” acaba de ganhar versão cinematográfica assinada por Steven Spielberg – outro grande contador de histórias.

Antes de se tornar um escritor popular a partir dos anos 1940, Dahl (1916-1990) lutou na Segunda Guerra Mundial como aviador e agente de inteligência. Publicou 19 romances, um extenso catálogo de contos, obras de não ficção e até poesia. Ao longo dos anos, o autor manteve uma boa relação com o cinema de Hollywood.

Além das várias adaptações, Dahl também trabalhou algumas vezes com roteiro. Escreveu o texto de “Com 007 Só Se Vive Duas Vezes” (1967), assinou “O Calhambeque Mágico” (1968) a partir do livro de Ian Fleming e pôde verter o próprio livro em “A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971). Na TV, o escritor colaborou com o mestre do suspense em roteiros da série “Alfred Hitchcock Presents”.

Veja outras cinco adaptações de livros de Roald Dahl:

Warner Bros./Divulgação

“A Fantástica Fábrica de Chocolate” (1971/2005, foto no alto)
Com um Gene Wilder inesquecível no papel de Willy Wonka, a primeira adaptação de uma obra de Dahl para o cinema marcou gerações por meio de uma receita simples de entretenimento: unir musical e fantasia com uma tonalidade ora efusiva, ora melancólica. Em 2005, Tim Burton deu uma cara ainda mais psicodélica na sua interpretação do livro.

Disponível na Google Play (versão de 2005), iTunes, Net Now (2005) e em DVD e Blu-ray

Warner Bros./Divulgação

“Gremlins” (1984)
Os monstrinhos verdes que enlouquecem uma pequena cidade dos EUA foram criados por Dahl em seu primeiro livro, de 1943. Apesar não ser uma adaptação oficial – o roteiro leva apenas o crédito de Chris Columbus –, há uma clara filiação à obra. Na trama original, os bichos sabotam aviões de caça ingleses em resposta à destruição da floresta onde viviam. O cultuado Joe Dante dirige “Gremlins” e a continuação, “A Nova Geração” (1990).

Disponível na Google Play, iTunes e em DVD e Blu-ray

Lorimar Film/Divulgação

“Convenção das Bruxas” (1990)
Lançada três meses antes da morte do autor, esta versão narra as desventuras de um órfão levado para a Inglaterra pela avó. Transformado em um ratinho por um grupo de bruxas, o menino tenta evitar que as malvadas concretizem o plano de aniquilar crianças. Anjelica Huston e Rowan Atkinson (o Mr. Bean) estrelam sob direção de Nicolas Roeg, de “O Homem que Caiu na Terra” (1976).

Disponível na iTunes

TriStar/Divulgação

“Matilda” (1996)
Obra tardia mais popular de Dahl, publicada em 1988. O comediante Danny DeVito estrela e dirige a fábula sobre uma garotinha capaz de mover objetos com o poder da mente e se livrar das broncas dos pais e do diretor da escola. Atriz que interpretou Matilda, Mara Wilson (hoje com 29 anos) atualmente dubla uma personagem da série animada “BoJack Horseman”, da Netflix. Também em 1996, estreou nos cinemas a animação “James e o Pêssego Gigante”, adaptação dirigida por Henry Selick.

Disponível na Google Play, iTunes e na Netflix

Fox/Divulgação

“O Fantástico Sr. Raposo” (2009)
Sob direção de Wes Anderson (“O Grande Hotel Budapeste”), o livro de Dahl ganhou os traços expressivos da técnica em stop-motion. A revolta de raposas contra fazendeiros rendeu críticas positivas e duas indicações ao Oscar (melhor trilha e animação). Henry Selick, de “O Estranho Mundo de Jack” (1993), dividiu o trabalho com Anderson no início do projeto, mas saiu para dirigir “Coraline e o Mundo Secreto” (2009).

Disponível na Google Play, iTunes e Netflix

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?