metropoles.com

Conheça os dois filmes brasileiros selecionados para o festival Sundance 2021

O longa A Nuvem Rosa terá sua estreia mundial no festival, enquanto o premiado Inabitável figura como o único curta brasileiro na competição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Inabitável
1 de 1 Inabitável - Foto: null

Considerado o primeiro grande evento cinematográfico do ano, o Festival de Cinema de Sundance anunciou, nesta terça-feira (15/12), a programação completa da edição de 2021. Com previsão para acontecer entre os dias 28 de janeiro e 3 de fevereiro, de forma presencial e on-line, a mostra apresentará 72 filmes, entre eles dois títulos brasileiros.

“Apesar dos desafios que este ano trouxe, nada poderia nos impedir de celebrar o cinema independente, artistas visionários, perspectivas únicas e o nosso público aventureiro. Então, pela primeira vez, estamos trazendo o festival até você – tanto online quanto no mundo real, nos Estados Unidos, e além”, disse Tabitha Jackson, diretora do festival.

Os 72 títulos que compõem a programação foram escolhidos entre mais de 3.509 inscritos. As obras brasileiras selecionadas foram: Inabitável e A Nuvem Rosa.

A Nuvem Rosa
Cena de "A Nuvem Rosa" com estreia prevista para 2021
Cena de “A Nuvem Rosa” com estreia prevista para 2021

O longa-metragem, com direção e roteiro de Iuli Gerbase, produção de Patricia Barbieri, participa da categoria World Dramatic Competition e mostra uma nuvem rosa tóxica que surge em diversos países, forçando todos a ficarem confinados.

Uma nuvem rosa misteriosa e mortal aparece em todo o globo, obrigando todos a ficarem em casa. Estranhos no início, Giovana e Yago tentam se inventar como um casal à medida que anos de bloqueio compartilhado passam. Enquanto Yago vive sua própria utopia, Giovana se sente presa por dentro. Elenco: Renata de Lélis, Eduardo Mendonça.

Apesar de o enredo parecer familiar com a rotina que assolou o mundo em 2020, o filme foi produzido antes da pandemia. “É uma enorme coincidência lançar um filme sobre personagens presos em meio a uma quarentena mundial. Já estávamos editando o filme há meses quando a pandemia começou, e a sensação de termos filmado o futuro sem querer foi muito estranha, principalmente por termos um elemento surrealista tão presente na história”, explica a diretora.

Inabitável
Curta Inabitável
Luciana Souza (Bacurau) ganhou dois prêmios com o curta

O premiado Inabitável, dirigido por Matheus Farias e Enock Carvalho, é o único curta-metragem representando o Brasil em Sundance. Exibido em 18 festivais no segundo semestre de 2020, incluindo o 48º Festival Gramado – onde conquistou os troféus de Melhor Filme pelo Júri da Crítica, Roteiro, Atriz e Prêmio Canal Brasil de Curtas, – o título foi o curta-metragem brasileiro mais premiado do ano, com 10 prêmios.

No Brasil, onde uma pessoa trans é assassinada a cada três dias, Marilene procura sua filha Roberta, uma mulher trans desaparecida. Enquanto o tempo está acabando, ela descobre uma esperança para o futuro.

O curta pernambucano é protagonizado pela baiana Luciana Souza (Bacurau, Ó Paí Ó, Flores Raras).

“Estamos muito felizes com o fato de o filme estar na seleção oficial do Festival de Sundance porque isso significa que muitas pessoas descobrirão ‘Inabitável’ a partir de agora. Isso gera uma nova onda de pensamentos em torno do filme, novos debates e críticas. Sundance é uma maravilhosa vitrine para o cinema mundial e o filme toca em questões sobre o Brasil que são muito importantes “, afirma Enock Carvalho, roteirista e diretor do filme.

O festival

Com o formato presencial e on-line, em 2021 o Sundance não terá a obrigação de exibir todos os seus filmes em Park City, nos Estados Unidos, onde o evento é realizado. Será possível acompanhar a programação de forma virtual.

Para participar do Festival deste ano, será preciso abrir uma nova conta na plataforma. A compra dos passes estará disponível a partir do dia 7 de janeiro de 2021 e poderá ser feita pelo site.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?