Conheça os 10 melhores filmes lançados em 2023
A equipe de Entretenimento do Metrópoles selecionou os 10 melhores filmes lançados em 2023
atualizado
Compartilhar notícia
O ano de 2023 está acabando, então, chegou a hora das retrospectivas. E, que tal olhar para o cinema? Com animações, filmes de herói, dramas de longa duração e uma surpresa que arrebatou as bilheterias, a sétima arte trouxe ótimas opções para o público.
A equipe de Entretenimento do Metrópoles escolheu os melhores filmes de 2023, levando em conta as produções que já estrearam no Brasil – algumas, que figuram em listas internacionais, só terão lançamento no país em 2024.
2023 também traz, ao menos, duas boas produções nacionais nesta lista, como Mussum, o Filmis e a superprodução O Sequestro do Voo 357.
10. Nimona
A animação, que adapta uma graphic novel de ND Stevenson, narra um mundo medieval futurista, no qual um cavaleiro é acusado de um crime que não cometeu. A única pessoa que pode ajudá-lo a provar sua inocência é Nimona, uma adolescente metamorfa.
Projeto “salvo pela Netflix”, Nimona usa uma metáfora para retratar parte da vivência de pessoas LGBT. Um baita acerto.
9. Mussum
Aílton Graça incorpora um dos maiores humorista brasileiros no filme de Sílvio Guindane. Mais uma cinebiografia no cinema nacional, Mussum se destaca por mostrar uma veia pouco lembrada do Trapalhão: o samba.
Mussum, o Filmis é sensível e retrata a ligação do humorista com a mãe.
8. Clonaram Tyrone
Com John Boyega, Jamie Foxx e Teyonah Parris, o filme mistura ficção-científica, a estética disco e uma forte crítica social.
O filme aborda uma comunidade negra que percebe algo muito estranho que acontece com os seus. E a resposta desse mistério é, ao mesmo tempo, surreal e terrivelmente contemporânea.
7. O Sequestro do Voo 357
O longa brasileiro é uma superprodução de ação, que revive o assombroso caso real do sequestro de um voo. Em 1988, revoltado com o Governo Sarney, Nonato raptou um avião e tinha a ideia de jogá-lo contra o Palácio do Planalto.
6. Homem-Aranha Através do Aranhaverso
Em um ano no qual os filmes de super-herói não conseguiram repetir o sucesso – o que nos leva a pensar se o gênero vive uma crise –, a segunda animação protagonizada por Miles Morales é um alívio.
Com arrojo visual e uma narrativa sobre “destruir o cânone”, Homem-Aranha Através do Aranhaverso parece abrir um caminho para que as produções de heróis possam voltar ao topo.
5. Super Mario Bros. O Filme
Segunda maior bilheteria de 2023, com US$ 1,36 bilhão, o filme finalmente trouxe uma adaptação cinematográfica a altura do sucesso dos videogames.
Mesclado cenas de ação que lembram ao videogame e um roteiro simples, com grande apelo infantil, o filme de Super Mario Bros. virou um dos maiores sucessos do ano.
4. Oppenheimer
Christopher Nolan finalmente trouxe ao público sua história sobre o criador da bomba atômica. Com cenas de tirar o fôlego, e uma narrativa que mistura o ápice e a queda do físico Robert Oppenheimer.
Com performances marcantes de Cillian Murphy e de Robert Downey Jr, o longa conseguiu até mesmo rivalizar com o sucesso mundial que foi Barbie.
3. John Wick 4
Um dos grandes méritos da franquia iniciada em 2017 é abraçar o seu gênero (ação/vingança) e explorá-lo em seu lado mais lúdico e inventivo.
O quarto capítulo da saga mostra cenas de lutas muito bem coreografas, sequências tensas, muita ação e combates memoráveis. Um grande desfecho para uma excelente série de filmes.
2. Assassinos da Lua das Flores
Martin Scorsese resolveu, mesmo na era do streaming, apostar em um filme com mais de três horas de duração. E o diretor acertou. O longa aborda o massacre dos índios Osage, nos Estados Unidos.
Com Leonardo DiCaprio, Robert De Niro e Lily Gladstone, Assassinos da Lua das Flores cravou seu lugar na lista dos melhores do ano graças a uma narrativa inteligente e brutal, mesmo sem mostrar graficamente os horrores.
1. Barbie
É possível que uma parte dos cinéfilos torça o nariz para a escolha de Barbie como o melhor do ano. Mas, vale lembrar que cinema é arte e negócio, ao mesmo tempo. O filme de Greta Gerwig termina como a maior bilheteria de 2023, com US$ 1,4 bilhões.
Mas, não é só o lado “negócio” que torna Barbie incrível. A parte filme também justifica a escolha: trata-se de um longa que, com roupagem pop, questiona questões contemporâneas, como machismo, sexismo, misoginia e corrupção empresarial.