metropoles.com

Conheça cinco filmes brasileiros recentes de terror e suspense

Na onda do musical de cemitério “Sinfonia da Necrópole”, veja outros títulos nacionais que lidam com tensões urbanas e aparições sobrenaturais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vitrine Filmes/Divulgação
Sandy Leah no filme Quando Eu Era Vivo
1 de 1 Sandy Leah no filme Quando Eu Era Vivo - Foto: Vitrine Filmes/Divulgação

Em cartaz no Cine Brasília, “Sinfonia da Necrópole” é mais um raro filme brasileiro de terror que consegue chegar ao circuito comercial. No longa, a diretora paulista Juliana Rojas adiciona comédia e números musicais à trama ambientada entre as sepulturas de um cemitério. Apesar de ainda não ter conquistado o grande público, o horror e o suspense têm sido os gêneros mais interessantes no cinema alternativo nacional.

Muito presentes no circuito de arte brasileiro, sobretudo nas últimas edições dos festivais de Brasília e Tiradentes, os gêneros adquirem características próprias no país.

Carregam um espírito de cinema de guerrilha, com baixo orçamento, e desbravam entidades sobrenaturais e tensões urbanas por meio de histórias mínimas, ambientadas em seios familiares e vizinhanças sinistras. O melhor exemplar desse encontro entre gênero cinematográfico e ambiente particular talvez seja “O Som ao Redor” (2012), do pernambucano Kleber Mendonça Filho (“Aquarius”).

Abaixo, conheça mais cinco filmes nacionais de terror e suspense, do gore sanguinolento ao thriller urbano:

Fox/Divulgação

“Encarnação do Demônio” (2008)
Preso por décadas numa instituição para psicopatas, o sádico Zé do Caixão retorna para tentar achar a mulher ideal e, assim, gerar um herdeiro. Conclusão da trilogia iniciada há mais de quarenta anos por “À Meia-Noite Levarei Sua Alma” (1964) e “Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver” (1967). Mais um feito do pai do terror nacional, José Mojica Marins.

Disponível no Google Play e em DVD

 

Lume Filmes/Divulgação

“Os Inquilinos” (2009)
Considerado por anos um dos grandes provocadores do cinema brasileiro, Sérgio Bianchi (“Quanto Vale ou É por Quilo?”) cria aqui uma atmosfera de tragédia e violência na periferia de São Paulo. Um casal (Marat Descartes e Ana Carbatti) leva a vida normalmente até a chegada de novos vizinhos – barulhentos e estranhos.

Disponível em DVD

 

Imagem Filmes/Divulgação

“O Lobo Atrás da Porta” (2013)
Lembrando pesados thrillers americanos de serial killers, como “Seven – Os Sete Crimes Capitais” (1995), o suspense de Fernando Coimbra adapta o caso da Fera da Penha. Em 1960, no Rio de Janeiro, uma mulher assassinou a filha do ex-amante. O filme se sustenta no bom elenco, formado por Leandra Leal, Milhem Cortaz, Fabiula Nascimento e Juliano Cazarré.

Disponível no Google Play, no Net Now e em DVD

 

Petrini Filmes/Divulgação

“Mar Negro” (2013)
Técnico de efeitos especiais e cineasta independente, o capixaba Rodrigo Aragão criou um universo próprio de seres tão folclóricos quanto aterrorizantes. Depois de “Mangue Negro” (2008) e “A Noite dos Chupa-Cabras” (2011), ele narra a chegada de uma mancha ao litoral capaz de transformar animais marinhos em monstros. A sequência “Mata Negra” deve ser lançada em 2017.

Disponível no Google Play e no iTunes

 

Vitrine Filmes/Divulgação

“Quando Eu Era Vivo” (2014) (foto no topo da página)
Um clima incômodo de tensão acompanha um homem desempregado e divorciado (Marat Descartes) que volta a morar com o pai (Antonio Fagundes). Ao desenterrar episódios do passado, ele entra num delírio pessoal que mistura memória, desejo pela inquilina (vivida pela cantora Sandy) e obsessão. Marco Dutra, codiretor de “Trabalhar Cansa” (2011) com Juliana Rojas, volta a trabalhar com a parceira no terror “As Boas Maneiras”, para 2017.

Disponível no Google Play, 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?