metropoles.com

Com Lima Duarte, A Fúria encerra trilogia no Festival de Brasília

Longa principal desta sexta, A Fúria estreia no Festival de Brasília e encerra trilogia de Ruy Guerra que acompanha homem morto na ditadura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Foto: Divulgação
foto colorida de dois homens idosos conversando sentados ao redor de mesa - metrópoles
1 de 1 foto colorida de dois homens idosos conversando sentados ao redor de mesa - metrópoles - Foto: Foto: Divulgação

Aos 93 anos, o diretor Ruy Guerra desembarca na cidade para ver seu mais novo filme estrear na tela do Cine Brasília. Dirigido por ele e Luciana Mazzotti, A Fúria é o longa que fecha a Mostra Competitiva do 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB), nesta sexta-feira (6/12). A exibição começa às 21h e tem entrada gratuita.

A Fúria chega 47 anos depois para encerrar a trilogia de Guerra que acompanha Mário, um homem morto na ditadura. Também fazem parte da série os longas Os Fuzis, de 1964, e A Queda, de 1997, que tinham Nelson Xavier como ator principal. Agora, quase 10 anos após a morte do ator, Ricardo Blat é quem dá vida a Mário.

3 imagens
A Fúria
Ruy Guerra
1 de 3

A Fúria

Foto: Divulgação
2 de 3

A Fúria

Foto: Divulgação
3 de 3

Ruy Guerra

Foto: Divulgação

Na trama, o homem é traído por Salatiel (Lima Duarte) e Feijó (Daniel Filho) e decide sair das profundezas da terra para se vingar. Em uma saga que propõe a renovação de uma sociedade decadente por meio das vozes de minorias, ele é acolhido pelo indígena Palavra (Urutau) e recebe ajuda de três mulheres: Petra (Grace Passô), deputada em ascensão; Monalisa (Lux Nègre), líder de facção paramilitar; e Laura (Simone Spoladore), neta de Salatiel.

Além de A Fúria, a noite conta ainda com dois curta-metragens na sessão: E Seu Corpo é Belo, de Yuri Costa; e Dois Nilos, de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro. Os ingressos podem ser retirados a partir das 14h, na bilheteria do cinema, localizado na entrequadra da 106/107 Sul.

Outras opções de programação do Festival de Brasília no Cine Brasília

As atividades começam cedo nesta sexta, com destaque para o Festivalzinho, que exibe uma sequência de filmes voltados para o público infantil a partir das 10h. A lista inclui A Menina e o Flautista e Maréu.

Pela tarde, a mostra Caleidoscópio traz o filme Topo, com direção de Eugenio Puppo, às 15h. Brasiliana: o Musical Negro que Apresentou o Brasil ao Mundo, de Joel Zito Araújo, encerra a mostra A Formação dos Brasis, às 17h.

Na disputa pelo Troféu Câmara Legislativa, três filmes integram a sessão da Mostra Brasília, marcada para às 18h. A lista traz os curtas Kwat e Jaí – Os bebês heróis do Xingu, de Clarice Martins Cardell; Cemitério Verde, de Maurício Chades; e o longa Tesouro Natterer, dirigido por Renato Barbieri.

A mostra Festival dos Festivais começa às 19h e exibe Oeste Outra Vez, de Erico Rassi. Confira a programação completa, com horários e classificações indicativas no site do evento.

Festival de Brasília fora do centro

Gama (Cia Lábios de Lua), Planaltina (Complexo Cultural) e Taguatinga (Faculdade Estácio) também exibem a programações do FBCB, além do Cine Brasília. Nessas cidades, a Mostra Competitiva começa mais cedo, às 20h, e exibe os mesmos dois curtas e o longa. A entrada é gratuita, mediante lotação. Os locais recebem ainda filmes do Festivalzinho e da Mostra Brasília, além de programação musical.

Serviço
Exibição de A Fúria no 57º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Dia 6/12, às 20h nas RAs do Gama (Cia Lábios da Lua), Planaltina (Complexo Cultural) e Taguatinga (Faculdade Estácio, Pistão Sul), e às 21h na Sala 1 do Cine Brasília (EQS 106/107) — esta com exibição com legendagem descritiva e audiodescrição ao vivo. Classificação do filme: 16 anos

Ingressos para as sessões da Mostra Competitiva Nacional no Cine Brasília custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e estarão à venda sempre a partir das 14h do dia da sessão, exclusivamente na bilheteria do cinema. Todas as demais mostras e atividades do festival são gratuitas.

Apenas para a Mostra Brasília há distribuição gratuita de ingressos, também a partir das 14h do dia da sessão. O ingresso é o único meio que habilita a votação do júri popular. O restante da programação é de acesso livre à sala.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?