Cinemas reabrem após sete meses com pouco movimento e muito álcool gel
A reportagem do Metrópoles conversou com os cinéfilos que relataram saudades das telas grandes
atualizado
Compartilhar notícia
Depois de sete meses fechados, por conta da pandemia de Covid-19, os cinemas reabriram no Distrito Federal. Duas grandes redes, o Itaú e o Kinoplex, voltaram ao funcionamento nesta quinta-feira (22/10). Mesmo com a exibição de estreias, como o longa Como Cães e Gatos 3, a movimentação ainda foi tímida.
A reportagem do Metrópoles foi ao complexo de salas do Itaú, localizado no CasaPark, e no Kinoplex do Parkshopping, nesta tarde, e pode observar a pouca presença de público. Funcionários do local afirmaram que o movimento seguiu o padrão dos dias de semana e deve se intensificar no fim de semana.
Saudades
A administradora Silvia Morais, de 47 anos, foi ao Itaú. Ela não estava ciente da reabertura e, ao se deparar com as salas em funcionamento, decidiu ver um filme. “O cinema é um dos locais que eu mais senti falta, porque é meu principal lazer. Brasília ficou um pouco triste sem o cinema”, opinou.
A cinéfila garantiu que continuará a frequentar as sessões, porém, tomando os cuidados necessários. “Senti falta de um tapete higienizante, mas fui informada de que será colocado”, contou.
O casal Rodrigo de Souza chaves, 28, e Ana Gabriela Chaves, 23, estavam com saudades de curtir um filme no “escurinho”. Por isso, eles optaram em ir logo na estreia. Os dois compraram na bilheteria e garantiram se sentir seguros.
“Nosso primeiro encontro foi no cinema, então voltar aqui foi bem marcante. Significa muito”, opina Rodrigo.
O empresário Luciano Barcelos, 49, e a esposa, Sheila, 45, ressaltaram a segurança dentro das salas. Eles foram ver o longa infantil SCOOBY! O Filme, ao lado dos filhos. “Não tinha ninguém na sala, só nossa família e outras poucas pessoas. Tem bastante álcool gel, há cadeiras isoladas”, comemorou a designer de eventos.
Filmes em cartaz
No Kinoplex do Parkshopping, estavam em cartaz os quatro filmes. SCOOBY! O Filme, Os Novos Mutantes, 40 Dias – O Milagre da Vida e A Ilha da Fantasia. Desses, apenas os dois primeiros são lançamentos.
O empresário Thiago Meirelles, 28, se preparou para assistir ao longa de heróis Novos Mutantes. O jovem também ressaltou a segurança, enfatizando que não é permitido aguardar o início da sessão na sala de espera, para evitar aglomerações.
“Estava com saudades de sair de casa para me divertir no cinema. Estou bem tranquilo”.
O Metrópoles acompanhou a sessão das 20h30 de Os Novos Mutantes. A sala registrou o maior movimento do dia, até mesmo por se tratar da estreia de um filme de heróis. Mesmo não estando lotada, algumas fileiras ficaram completas pelo público.
Segurança
No Espaço de Itaú de Cinema e ao Kinoplex do Parkshopping, a reportagem do Metrópoles conferiu de perto como estão funcionando os protocolos no retorno. No CasaPark, os ingressos só podem ser comprados pelos balcões de autoatendimento e on-line, seguindo distanciamento nas filas – assim como no outro cinema visitado.
Em ambos os cinemas não é permitido a entrada nas sessões antes do horário e a aferição de temperatura é realizada antes do início do filme. Nos dois locais visitados pelo Metropoles, os funcionários estavam usando máscaras e face-shield.
A reportagem também notou uma boa quantidade de postos de álcool gel e lixos específicos para descarte de máscaras e luvas. Por fim, no Espaço Itaú, a empresa disponibilizava lenços umedecidos para os clientes pudessem higienizar novamente os assentos, caso sentissem necessidade.