“Cinema Novo”, documentário de Eryk Rocha, abre o Festival de Brasília
Dirigido pelo filho de Glauber, o filme será exibido fora de competição no Cine Brasília em sessão para convidados, no dia 20 de setembro
atualizado
Compartilhar notícia
A 49ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (20 a 27 de setembro) será iniciada em grande estilo. Dirigido por Eryk Rocha, filho do mítico Glauber e da também realizadora Paula Gaitán (“Exilados do Vulcão”, vencedor do Candango em 2013), o documentário “Cinema Novo” foi escolhido para abrir o evento em 2016, no dia 20 de setembro, no Cine Brasília.
Dedicado ao revolucionário movimento estético nacional, o longa-metragem funciona como um ensaio poético e visual a partir de clássicos de Glauber, Cacá Diegues, Nelson Pereira e outros cineastas. A sessão deverá ser somente para convidados. Em maio, o filme venceu o Olho de Ouro no Festival de Cannes, prêmio para o melhor título documental.
https://youtu.be/Oj7NZp1WBVs
Com material de arquivo, depoimentos e cenas de filmes como “Deus e o Diabo na Terra do Sol” (1964, foto no alto), de Glauber, “Cinema Novo” também marca o retorno de Eryk, nascido em Brasília, ao festival. O diretor apresentou, em competição, o longa “Transeunte” (2011).