metropoles.com

Cineastas sobre cancelamento do Festival de Brasília: “Vamos reverter isso”

A edição de 2020 de uma dos mais importante da cultura nacional foi cancelada por falta de recurso: comunidade se mobiliza

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Homem com barba e cabelos brancos e blusa preta - Metrópoles
1 de 1 Homem com barba e cabelos brancos e blusa preta - Metrópoles - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A notícia de que a 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, prevista para ocorrer neste ano, será cancelada pegou de surpresa cineastas e a comunidade cultural do Distrito Federal. Em depoimento ao Metrópoles, os produtores falam em tentar reverter a decisão da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Neste domingo (07/06), o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, confirmou que o festival não ocorrerá em 2020. Segundo o chefe da pasta, o orçamento previsto para a realização – de R$ 3 milhões – não será disponibilizado, inviabilizando a realização do evento. Trata-se de uma consequência da crise econômica decorrente da pandemia de coronavírus.

Dedé Rodrigues e Dácia Ibiapina, personagem e diretora de Carneiro de Ouro: melhor curta pelo júri popular e melhor direção na Mostra Brasília de 2017

Dacia Ibiapina, professora da Universidade de Brasília (UnB) e cineasta, afirmou ter sido pega de surpresa com a notícia e questiona as escolhas da gestão. “Em um momento desse de pandemia, opta-se para contingenciar os recursos da cultura, tirando o sustento de diversas pessoas que estão paralisadas, sem poder trabalhar”.

Uma das vozes mais ativas na cena cultural brasiliense, a cineasta fala em procurar uma saída: “A gente quer que tenha ao festival. Estamos dispostos a tentar reverter isso”.

Iberê Carvalho
O cineasta Iberê Carvalho fala se buscar alternativas para realizar o festival

Na mesma linha segue o diretor Iberê Carvalho (Homem Cordial e Último Cine Drive-in).”Essa conversa fiada de que não tem dinheiro ouvimos todo ano. Se houver vontade política dá para fazer”, opina. “Sinto que não há diálogo com a classe, sabemos de tudo pela imprensa. Se eles não fizerem, a gente faz [o festival]. Vai ter uma mobilização nacional”, concluiu.

Para Iberê, o cancelamento do Festival de Brasília está inserido em um movimento de desmonte das políticas públicas de cultura. “É muito triste, é um processo de esvaziamento. Acabou-se com o ministério, paralisou a Ancine. Parece uma ação coordenada”, avaliou.

Vencedor do Festival de Brasília de 2014 com o filme Branco Sai. Preto Fica, o cineasta Adirley Queirós (foto em destaque) cobrou mais diálogo com a cena cultural.

“O cancelamento seria um grande erro da Secretaria de Cultura. O Festival de Brasília, pela sua força, seria um lugar muito propício para se debater o atual momento do cinema brasileiro”, avaliou. “Podemos pensar formas novas, que driblem a crise e a pandemia”, finalizou.

Outro lado

Ao Metrópoles, o secretário de Cultura do DF explicou que foram tentadas formas de se realizar o evento em meio à pandemia. No entanto, segundo Bartolomeu Rodrigues, não há recursos disponíveis para a realização do Festival de Brasília.

De acordo com o gestor, a pasta criou um grupo de trabalho para desenvolver soluções criativas para a realização do festival. Afinal, por conta da pandemia, aglomerações impedem o funcionamento dos cinemas – mesmo onde essa modalidade de entretenimento tem funcionado, há diversas restrições.

“Tivemos uma conversa com o Cine Drive-in, que recepcionou a ideia. Pensamos em fazer um modelo híbrido, que contasse também com transmissões em streaming. No entanto, constatamos que não tínhamos mais os recursos”, explicou o secretário. “Não tive nenhuma sinalização [de que o recurso viria], portanto, preferi cancelar”, conclui.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?