metropoles.com

Cineasta Jonas Mekas morre aos 96 anos

Considerado um dos mestres do cinema avant-garde norte-americano, lituano dirigiu mais de 40 filmes, entre curtas e longas-metragens

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Loccisano/Getty Images
54th New York Film Festival – “I Had Nowhere To Go” Intro and Q&A
1 de 1 54th New York Film Festival – “I Had Nowhere To Go” Intro and Q&A - Foto: Michael Loccisano/Getty Images

O diretor Jonas Mekas, considerado um dos mestres do cinema avant-garde norte-americano, morreu nesta quarta-feira (23/1), aos 96 anos, de acordo com a distribuidora francesa Potemkine.

Nascido na Lituânia, o artista era radicado nos Estados Unidos desde 1949. Saiu da Europa para fugir do clima violento em meio à Segunda Guerra Mundial. Ao longo de seis décadas, ajudou a definir a produção underground de Nova York por meio de celebrados curtas e longas-metragens.

Nos anos 1950, ao lado de seu irmão, Adolfas, fundou a revista Film Culture e escreveu críticas de filmes para o prestigiado Village Voice. À época, Mekas participava intensamente da cena artística e intelectual de Nova York, colaborando com artistas como Andy Warhol, Allen Ginsberg e John Lennon.

Em 1964, o lituano fundou a Filmmakers’ Cinemateque, instituição que mais tarde se tornaria a Anthology Film Archives, importante órgão que conserva filmes avant-garde. Sua atuação também se estendeu na criação da Film-Makers’ Cooperative, ao lado de nomes como Shirley Clarke, Gregory Markopoulos, Stan Brakhage e outros artistas independentes e experimentais.

Entre os trabalhos mais importantes de Mekas estão Guns of the Trees (1961), drama que acompanha uma jovem desesperada prestes a se suicidar, The Brig (1964), sobre marinheiros prisioneiros no Japão, e He Stands in the Desert Counting the Seconds of His Life (1986), registro poético sobre a comunidade artística que o rodeava.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?