metropoles.com

Cineasta italiano Ermanno Olmi morre aos 86 anos

Diretor assinou filmes premiados como A Árvore dos Tamancos (1978), vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pascal Le Segretain/Getty Images
“Il Villagio Di Cartone” Photocall – 68th Venice Film Festival
1 de 1 “Il Villagio Di Cartone” Photocall – 68th Venice Film Festival - Foto: Pascal Le Segretain/Getty Images

O diretor de cinema italiano Ermanno Olmi morreu nesta segunda (7/5), aos 86 anos, em Asiago. Com mais de seis décadas de carreira, o artista assinou filmes premiados como A Árvore dos Tamancos (1978), vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, e A Lenda do Santo Beberrão (1988), longa laureado com o Leão de Ouro em Veneza.

Segundo a imprensa italiana, o realizador havia sido internado na sexta (4) em caráter de urgência para tratar o agravamento a síndrome de Guillain-Barré, que o manteve paralisado por meses.

Nascido em Bérgamo, na região da Lombardia, Olmi começou sua trajetória no cinema nos anos 1950. Após quase uma década fazendo curtas, ele atraiu a atenção internacional com seu segundo longa, O Posto (1961), sobre um jovem em busca de oportunidades numa grande empresa.

6 imagens
A Lenda do Santo Beberrão (1988)
O Posto (1961)
A Aldeia de Cartão (2011)
Os Noivos (1963)
Os Campos Voltarão (2014)
1 de 6

A Árvore dos Tamancos (1978)

Divulgação
2 de 6

A Lenda do Santo Beberrão (1988)

Divulgação
3 de 6

O Posto (1961)

Divulgação
4 de 6

A Aldeia de Cartão (2011)

Divulgação
5 de 6

Os Noivos (1963)

Divulgação
6 de 6

Os Campos Voltarão (2014)

Divulgação

 

Carreira
Dois anos depois, Olmi casou-se com a atriz Loredana Detto, protagonista da produção. O relacionamento gerou três filhos. Também em 1963, ele concorreu à Palma de Ouro em Cannes pela primeira vez com Os Noivos, história que envolve relacionamento, trabalho e fidelidade.

Autor de crônicas sociais e narrativas históricas, Olmi acumulou 92 créditos como diretor em 64 anos de carreira, entre curtas, trabalhos para a televisão, documentários e obras de ficção.

A Árvore dos Tamancos (1978), seu filme mais celebrado, volta ao fim do século 19 para mostrar a vida difícil de famílias humildes na Itália rural. Em outro longa conhecido, A Lenda do Santo Beberrão (1988), o holandês Rutger Hauer interpreta um alcoólatra que tenta saldar uma dívida. Olmi também dirigiu o ator em A Aldeia de Cartão (2011).

Nos últimos anos, o italiano lançou seus últimos dois longas. Os Campos Voltarão (2014) acompanha o drama de soldados entrincheirados durante os momentos finais da Primeira Guerra Mundial, enquanto Vedete, Sono Uno di Voi (2017) traz uma biografia do cardeal Carlo Maria Martini, ex-arcebispo de Milão.

Em comunicado, Paolo Baratta, presidente da Bienal de Veneza, lamentou o falecimento de Olmi. “Nós lamentamos a morte de uma das personalidades mais importantes do cinema e da cultura no pós-guerra italiano”, disse.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?