Cineasta faz comentário racista em live: “A gente não faz filme da senzala”
Luciana Tomasi comentava sobre a baixa participação de negros no cinema gaúcho. Fala foi criticada nas redes sociais
atualizado
Compartilhar notícia
A produtora e cineasta Luciana Tomasi fez um comentário racista, durante live da Associação Profissional dos Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC-RS), transmitida em 3 de julho. As falas repercutiram nas redes sociais e motivaram um pedido de desculpas da entidade.
Ao falar sobre a baixa presença de negros em filmes gaúchos, a cineasta apontou que o fato se dá pela descendência dos cineastas. “Você está falando com um Schünemann, com uma Tomasi, uma Adami, um Gerbase… não adianta a gente tentar fazer um filme da senzala. Inclusive, eu tenho sangue francês. Não adianta, cada um faz da sua história”, disse.
O comentário causou reações tímidas dos presentes do debate, com exceção de Mariani Ferreira, única cineasta negra presente no encontro. “Ao mesmo tempo que Porto Alegre é a Porto Alegre dos Tomasi, do Gerbase, da Adami, também é a Porto Alegre de Oliveira Silveira, aonde nasceu o 20 de novembro”, comentou.
“É bem triste dizer que não se faz filme de senzala em Porto Alegre. Se faz filme de senzala, esse filme é filme de casa grande, porque a gente vê uma representação extremamente branca”, completou Ferreira.
Repercussão negativa
Com a chegada do vídeos às redes sociais, a repercussão negativa foi imediata. A APTC-RS chegou a tirar a gravação do ar, mas retornou o debate com um aviso: “Este vídeo contém falas de cunho racista”.
Em nota, lamentaram não terem se “posicionado de forma mais firme no momento em que a situação ocorreu”.
compartilho com vocês o trecho da live da aptc-rs, onde a representante da prana filmes, luciana tomasi, faz um comentário absurdamente nojento e racista, seguido por risos de quase todos os participantes.
nojo me define nesse momento. pic.twitter.com/S4NwMZ6PxH
— Hariel ✨ (@HarielFilipe) July 5, 2020