Cine Brasília fechado: projeto exibe curtas na área externa do cinema
O Cine Brasília está fechado há três semanas, após encerramento do contrato de gestão compartilhada do espaço
atualizado
Compartilhar notícia
A área externa do Cine Brasília vai se tornar um cinema a céu aberto nesta quinta-feira (29/2). Com o cinema fechado desde 8 de fevereiro, devido ao fim da gestão compartilhada entre a Box Cultural e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec – DF), o coletivo Cinema no Olho da Rua resolveu ocupar o espaço para a exibição de filmes.
Ao todo, serão apresentados sete curtas-metragens do lado de fora do cinema, a partir das 20h. “Essa sessão é sobre o que perdemos na vida e reencontramos no cinema. Selecionamos curtas nacionais contemporâneos que nos lembram desse encontro”, afirma o coletivo formado pela produtora e estudante de cinema Bárbara Augusto, a arquiteta Lara Alves e o músico e produtor Raphael Homar.
A ideia é que as pessoas levem cangas e cadeiras para sentar e assistir algumas produções nacionais que costumam ter espaço apenas nas telas do Cine Brasília. Entre os filmes selecionados estão os curtas Quartas de Final ou Porque eu Decidi Torcer Contra o Brasil, dirigido por Dario Lopes e Vinícius Campos; Paisagem em Chamas, de Silvino Mendonça; e Rei da Ciranda Pesada, de Cíntia Lima.
“Estamos com saudades dos filmes e da troca que o Cine Brasília proporciona. Quando perdemos, nos demos conta da falta que faz um cinema público e com uma programação sem compromissos comerciais. Ele era o único cinema da cidade a exibir curtas-metragem com regularidade”, destaca o grupo, que lembra ainda que o espaço tinha ingressos no valor máximo de R$ 20, além de sessões gratuitas regulares, e fica próximo a uma estação de metrô, o que facilita o acesso a uma parte da população.
O coletivo Cinema no Olho da Rua escolheu o 29 de fevereiro com alguns motivos. Além de ser o último dia oficial da gestão atual e data sem previsão de chuva no DF nos próximos dias, é também o dia em que o cinema completa três semanas fechado. Além disso, a quinta é o dia em que os filmes são lançados nas telonas.
“Fazer uma sessão de curtas brasileiros do lado de fora do Cine Brasília é uma forma de protesto”, avaliam.
Cinema no Olho da Rua
29 de fevereiro, às 20h, na área externa do Cine Brasília. Exibição dos curtas Samuel foi Trabalhar, de Janderson Felipe e Lucas Litrento; Paisagem em chamas, de Silvino Mendonça; Rei da Ciranda Pesada, de Cíntia Lima; Viventes, de Fabrício Basílio; Quartas de Final ou Porque eu Decidi Torcer Contra o Brasil, de Dario Lopes e Vinícius Campos; Nossa Mãe Era Atriz, de André Novais de Oliveira e Renato Novais; e Moventes, de Jefferson Cabral. Acesso gratuito. Verifique a classificação indicativa.