Cartaz de documentário revela imagem rara de Caetano Veloso preso
Narciso em Férias traz detalhes da prisão do artista no período da ditadura militar. O filme será o único brasileiro no Festival de Veneza
atualizado
Compartilhar notícia
Único filme brasileiro no Festival de Veneza, Narciso em Férias, longa que traz detalhes da prisão de Caetano Veloso pela ditadura militar, divulgou novo cartaz nesta quarta-feira (26/8) com foto rara do cantor preso.
Na foto do pôster, retirada de arquivos secretos mantidos pela ditadura militar, Caetano aparece com o cabelo curto e raspado dos lados. Ele havia acabado de ter seus longos cachos cortados pelos militares. O episódio é recordado pelo artista no documentário como um dos momentos de maior tensão de seu período na prisão.
“Eles me tiraram da cela e disseram: ‘Ande em frente e não olhe para trás!’. Eu pensei que eles iam atirar. Mas eles me levaram no barbeiro”, lembra Caetano em um dos trechos de Narciso em Férias.
No longa, o cantor relembra sua prisão, quando ele e Gilberto Gil foram retirados de suas casas em São Paulo por agentes à paisana em 1968, 14 dias depois de decretado o AI-5. Sem receber explicações do regime, foram levados ao Rio de Janeiro, deixados em duas solitárias por uma semana e depois transferidos para celas.
Com direção de Renato Terra e Ricardo Calil, o documentário será exibido pela primeira vez no próximo dia 7 de setembro, na Sala Grande – principal sala do 77º Festival de Veneza, que acontece entre os dias 2 e 12 de setembro, na Itália. Além disso, o cartaz assinado pela designer Claudia Warrak ilustrará também a capa do livro Narciso em Férias, que será lançando ainda este mês.