metropoles.com

Cannes: Tirailleurs, de Mathieu Vadepied

Filme importante para uma examinação histórica que, apesar disso, parece não se decidir sobre o que dizer.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Festival de Cannes/Divulgação
Tirailleurs
1 de 1 Tirailleurs - Foto: Festival de Cannes/Divulgação

Omar Sy já é um tesouro francês, conquistando públicos com o filme Intouchables e a série Lupin. São papéis divertidos e inteligentes, mas neste novo filme, um épico de guerra, ele tem a chance de mostrar ao mundo o seu talento dramático. No início de tudo está o legado colonial e imperialista da França que, metida na 1a guerra mundial, está convocando para a luta armada os seus colonizados, que sequer detêm títulos de cidadania francesa.

Thierno Diallo (Alassane Diong) é um jovem senegalês obrigado a servir no exército francês. Seu pai, Bakary (Sy) entende imediatamente o perigo da conscrição, e também se alista no exército, com um nome falso, para tentar encontrar e resgatar seu filho. A surpresa é que Thierno não concorda com o pai, e planeja servir o exército francês até o fim da guerra.

A receita do bolo é perfeita: o diretor e roteirista mesclou um evento específico francês (a obrigação de um povo colonizado em servir a França) com uma história íntima e universal (a preocupação de um pai com a segurança de um filho e a busca deste filho pela sua independência familial). Tirailleurs tinha a faca e a manteiga para firmar-se como um grande épico francês sobre a Primeira Guerra Mundial.

O problema é que o filme parece buscar questões estéticas e roteirizadas diretamente de Hollywood. O filme deixa de ser algo único para se transformar em algo já visto. Pai e filho são personagens reagentes, apesar de conduzirem trajetórias diferentes. Bakary está cada vez mais desesperado para air do exército e voltar ao Senegal enquanto Thierno se destaca como soldado e começa a vislumbrar um futuro na França.

O orçamento é alto e as imagens bonitas, mas os personagens são demasiado simples. Isto apesar do talento óbvio de Sy e Diong. Talvez a intenção do diretor seja a de um apelo comercial, buscando espectadores e até mesmo uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

Avaliação: Regular (2 estrelas)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?