Cannes: “Nan Fang Che Zhan de Ju Hui”, de Diao Yinan
Trama da ficção noir se mistura ao imagética contemplativo do cinema Chinês.
atualizado
Compartilhar notícia
Um país tão milenar e gigante como a China esconde todo tipo de histórica. Em uma estação ferroviária distante, obscura, e punida por uma chuva forte e constante, um homem misterioso, Zhou Zenong (Hu Ge), espera algo. Uma mulher jovem e bonita se aproxima dele e pede que acenda seu cigarro. Um não sabe a que ponto deve confiar no outro. Zhou está foragido por ter matado um policial e Liu Aiai (Gwei Lun-Mei) está lá a mando de gângsters.
Existe uma recompensa pela cabeça de Zhou, e todos estão atrás dele. Os policiais preferem matá-lo a prendê-lo, e os gangsters buscam um pouco de sossego após entregarem o homem para a polícia, provavelmente já morto. Zhou quer se certificar de que, caso seja pego, a recompensa vá à sua esposa (Wan Qian). Em vez desta, é Liu quem apareceu.
A ambição do filme busca unir as tramas que Jean-Pierre Melville criava ao unir o gangsterismo norte-americano com uma sensibilidade estrangeira e a inventividade neon e luminosa de “Blade Runner”. O que o diretor Diao Yinan não consegue fazer, porém, é penetrar o estoicismo da caracterização de seus personagens pelos atores. Com tanto potencial, é difícil investir neles. Liu tem o maior potencial, esta mulher que ninguém sabe o que quer, se ela entregará Zhou para a polícia, para os gangsters, ou mesmo se sonha em fugir com ele. As atrizes e os atores do cinema noir clássico criam personagens irresistíveis, e não monótonos como estes.
O que aumenta o apelo do filme é o seu senso estéticos. Fotografia, sonoplastia e geografia lindos. Humor e violência se misturam em uma sequencia aonde vários bandidos se envolvem em um simpósio sobre métodos atuais para o roubo de motocicletas e criam uma disputa sobre quem ficará com qual bairro em seu domínio. Uma cena de sexo a bordo de uma canoa em um lago plácido, o rosto de um tigre iluminado pelo disparo de um tiro, uma cena em que um flash mob dança usando tênis com solas em neon e o uso inesquecível de um guarda-chuva… Estes momentos elevam um filme que merecia personagens melhores para se tornar inesquecível.
Avaliação: Regular (2 estrelas)