metropoles.com

Cannes: “Little Joe”, de Jessica Hausner

Filme bem composto em seu olhar técnico não sabe o que quer fazer em seu roteiro.

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Festival de Cannes/Divulgação
Little Joe
1 de 1 Little Joe - Foto: Festival de Cannes/Divulgação

Um laboratório repleto de flores, vermelhas e aparentemente inofensivas, é uma imagem cheia de possibilidades, marcante em um filme de ficção científica. Este, porém, é um filme que explora esta imagem em várias dimensões, só que nenhuma delas em uma maneira satisfatória. A flor, chamada de “Little Joe” por sua criadora Alice (Emily Beecham), é um remédio. Ao ser acolhida e bem tratada, a planta exala feromônios que tem efeitos anti-depressivos em seres humanos.

Uma das ideias mais básicas é este relacionamento entre homem, tecnologia e natureza. A existência desta planta, e o fato da maioria de nossos medicamentos virem do que está ao nosso redor, elementos naturais extraídos e manipulados quimicamente, talvez até como perversão. Se fizermos um paralelo entre Alice, que criou a flor, e o Dr. Frankenstein, que criou seu próprio homem, a metáfora está completa. Só que esta vertente está batida, e o filme ainda explora outras.

Alice leva uma das plantas pra casa, de presente pro seu filho, Joe (Kit Connor), que inspirou o nome deste “segundo filho”. O efeito, porém, traz algo a mais. Joe fica hipnotizado pela planta, e vai ficando distante do mundo. Um colega de trabalho de Alice, Chris (Ben Whishaw), também começa a apresentar sintomas de alienação. Ao convidá-la para um date, não consegue manter uma conversa com ela ou criar uma conexão durável.

O que Alice consegue fazer com sua planta, na verdade, é transformar todas as pessoas que ficam expostas à ela em seres um pouco alienados, distantes das coisas emocionalmente. Fazer com que fiquem um pouco mais como ela, na verdade. Nem este ponto final é satisfatório, pois a história que resulta é algo estéril num mundo cheio de cor.

Avaliação: Ruim (1 estrela)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?