Cannes: Kleber Mendonça Filho será presidente da Semana da Crítica
Diretor pernambucano de “Aquarius”, Kleber Mendonça Filho será presidente do júri da Semana da Crítica em Cannes 2017
atualizado
Compartilhar notícia
Kleber Mendonça Filho, diretor pernambucano de “Aquarius”, será presidente do júri da Semana da Crítica, seção paralela do Festival de Cannes (17 a 28 de maio). No anúncio, a organização do evento considera o brasileiro “um dos mais talentosos diretores de hoje” e dá boas-vindas “ao líder de uma nova geração de cineastas brasileiros em ascensão internacional”.
A Semana da Crítica exibe primeiros e segundos filmes de cineastas. Ao todo, serão sete longas-metragens concorrentes ao Grande Prêmio. A Semana, em sua edição 56, também entrega os troféus Revelação e Descoberta (para o melhor curta entre os 10 selecionados).
Kleber Mendonça Filho, também diretor do elogiado longa “O Som ao Redor” (2012) e de curtas cultuados como “Recife Frio” (2009), terá companhia de quatro jurados: Diana Bustamante, diretora artística do Festival de Cartagena (Colômbia), Eric Kohn, crítico e editor do site “Indiewire”, Hania Mroué, diretora do Metropolis Art Cinema (Líbano), e Niels Schneider (ator francês).Em paralelo à carreira de cineasta, Kleber Mendonça Filho trabalha como coordenador de cinema do Instituto Moreira Salles (IMS). Formado em jornalismo, o cineasta trabalhou como crítico durante anos e foi um assíduo frequentador de Cannes. Dirigiu a Fundação Joaquim Nabuco entre 1998 e 2016, no Recife, e também preside o festival pernambucano Janela Internacional de Cinema.