metropoles.com

Cannes: “Coupez!” de Michel Hazanavicius

Fazer cinema é amar cinema na abertura do Festival de Cannes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Festival de Cannes/Divulgação
CoupeZ
1 de 1 CoupeZ - Foto: Festival de Cannes/Divulgação

A pessoa que assiste cinema não imagina a dificuldade que é fazer cinema, mesmo que o filme final saia ruim. E por um longo período do filme que abre o Festival de Cannes de 2022, após longo período de ausência de cobertura do Metrópoles, devido à pandemia de Covid-19, a plateia enxerga na telona um filme B de baixíssimo orçamento. Um ataque zumbi aonde vários planos são péssimos, os atores parecem esquecer e relembrar diálogos e os zumbis estão apáticos em vários momentos. Só que essa trama termina com um pouco menos de metade da duração de um filme normal. Será que o Festival está abrindo com um curta-metragem? Não, o que vimos é um filme dentro de um filme.

“Coupez!”, do ganhador do Oscar Michel Hazanavicius conta a história de um filme de zumbis sendo feito para uma transmissão ao vivo na televisão. Nele, em um só plano, uma equipe de filmagem é atacada por uma infestação zumbi. Aos poucos vamos descobrindo que o local de está num antigo laboratório japonês onde cientistas faziam experimentos para tentar reanimar os mortos. Tentando controlar sua equipe de técnicos e atores, o diretor (Romain Duris) e outros personagens conduzem a câmera, testemunha viva, durante todo o ataque. Todos, bizarramente, tem nomes japoneses. CORTA!

Rebobinando a fita, vemos que o filme começou pelo final. Agora é meses antes do ataque zumbi, e o diretor, em um período difícil de sua carreira, aceita um projeto pouco artístico: um telefilme para uma produtora japonesa. De baixíssimo orçamento, o filme deve ser feito em uma só tomada e ao vivo. Se a equipe ou os atores errarem, tem de fingir que está tudo certo e dar um jeito de terminar o filme. A metáfora de tentar dar um jeito na vida pela arte envolve também sua família, quando ele escolhe o ator principal pelo gosto de sua filha, adolescente que não lhe dá muita bola.

Navegando pela reuniões de pré-produção, e pela filmagem subsequente, Hazanavicius nos carrega por um tour-de-force dos egos, acidentes e desafios de se fazer um filme. Mas também através de muita da boa sorte que ajuda a se concluir um trabalho como esse. Também da grande família que se forma durante uma produção.

Leve, hilário e divertido, Coupez! é o exemplar perfeito do que se mostrar a alguém que ainda não conhece o que é o fazer cinema.

Avaliação: Ótimo (4 estrelas)

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?