Candango: Memórias do Festival será exibido on-line nesta quarta
O filme ganhou três grandes prêmios na última edição do Festival de Cinema de Brasília
atualizado
Compartilhar notícia
Nesta quarta-feira (21/4), em homenagem ao aniversário de 61 anos de Brasília, o Metrópoles exibirá, on-line, o premiado longa-metragem Candango: Memórias do Festival. A transmissão será realizada no canal do YouTube do portal e terá início a partir das 18h.
O filme resgata a memória afetiva do Festival de Brasília e mostra a importância do cinema brasiliense no cenário nacional. Atores, diretores, organizadores e outros artistas relatam suas experiências e revelam os bastidores de mais de 50 anos de história da relação entre a capital federal e a sétima arte.
Acompanhe a exibição de Candango: Memórias do Festival, no vídeo abaixo
A produção é dirigida por Lino Meireles e coproduzida pelo Metrópoles, com a Ligocki Entretenimento.
“Queria fazer um filme sobre um aspecto muito interessante da nossa cidade: o cinema. Quem fez cinema no século passado, nos anos 1990, e quem fez nos anos 2000 sabe da importância de Brasília no cinema nacional, mas quem não fez não conhece essa história”, afirma Lino Meireles.
Esta é a primeira vez que Candango: Memórias do Festival será transmitido abertamente, ou seja, sem ser dentro da programação de algum evento voltado ao cinema.
“Fiz o filme na intenção de mostrar a importância do cinema para a cidade, já que isso não aparece tanto no restante do ano, sem ser no tradicional Festival de Brasília. Mostrar isso no dia do aniversário da cidade, para mim, é tudo de bom. Gostaria que passasse sempre esse filme”, continua o diretor.
Meireles reconhece a importância de levar este conteúdo ao público em geral.
“Quem assistir vai se surpreender. Há um contexto da cidade nele, mas com a história de luta e resistência que é fazer cinema no Brasil. É uma atividade que nunca baixou a cabeça, nem mesmo diante de uma ditadura e época de desmonte cultural”, conclui.
Premiado
Na edição mais recente do Festival de Cinema de Brasília, em dezembro do ano passado, o filme garantiu o prêmio de Melhor Longa-Metragem na Mostra Brasília.
A obra ainda levou outras duas condecorações na competição, a Marco Antônio Guimarães, pelo intenso trabalho de pesquisa e o título de filme mais querido do público, no Júri Popular, com quase 45% dos votos.
“É uma sensação maravilhosa receber esses prêmios, uma emoção grande. Estou com muitas saudades da minha equipe, com quem vivi aventuras e loucuras durante a produção e na pós. Este filme aconteceu por causa deles e por todos aqueles que trabalham na preservação de nossa cultura. Sem material de arquivo, a nossa história não poderia ser transmitida”, destacou Lino, à época.
Candango: Memórias do Festival já foi exibido em outros importantes eventos, como a 44ª Mostra São Paulo, no Los Angeles Brazilian Film Festival e no Festival Internacional de Cinema de Arquivo.