metropoles.com

Candango: Memórias do Festival será exibido on-line nesta quarta

O filme ganhou três grandes prêmios na última edição do Festival de Cinema de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
candango memorias do festival
1 de 1 candango memorias do festival - Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (21/4), em homenagem ao aniversário de 61 anos de Brasília, o Metrópoles exibirá, on-line, o premiado longa-metragem Candango: Memórias do Festival. A transmissão será realizada no canal do YouTube do portal e terá início a partir das 18h.

O filme resgata a memória afetiva do Festival de Brasília e mostra a importância do cinema brasiliense no cenário nacional. Atores, diretores, organizadores e outros artistas relatam suas experiências e revelam os bastidores de mais de 50 anos de história da relação entre a capital federal e a sétima arte.

Acompanhe a exibição de Candango: Memórias do Festival, no vídeo abaixo

A produção é dirigida por Lino Meireles e coproduzida pelo Metrópoles, com a Ligocki Entretenimento.

“Queria fazer um filme sobre um aspecto muito interessante da nossa cidade: o cinema. Quem fez cinema no século passado, nos anos 1990, e quem fez nos anos 2000 sabe da importância de Brasília no cinema nacional, mas quem não fez não conhece essa história”, afirma Lino Meireles.

12 imagens
1 de 12

Divulgação/Arte Metrópoles
2 de 12

Divulgação/Arte Metrópoles
3 de 12

Divulgação/Arte Metrópoles
4 de 12

Divulgação/Arte Metrópoles
5 de 12

Divulgação/Arte Metrópoles
6 de 12

Divulgação/Arte Metrópoles
7 de 12

Divulgação/Arte Metrópoles
8 de 12

Divulgação/Arte Metrópoles
9 de 12

Divulgação/Arte Metrópoles
10 de 12

Divulgação/Arte Metrópoles
11 de 12

Divulgação/Arte Metrópoles
12 de 12

Divulgação/Arte Metrópoles

Esta é a primeira vez que Candango: Memórias do Festival será transmitido abertamente, ou seja, sem ser dentro da programação de algum evento voltado ao cinema.

“Fiz o filme na intenção de mostrar a importância do cinema para a cidade, já que isso não aparece tanto no restante do ano, sem ser no tradicional Festival de Brasília. Mostrar isso no dia do aniversário da cidade, para mim, é tudo de bom. Gostaria que passasse sempre esse filme”, continua o diretor.

Meireles reconhece a importância de levar este conteúdo ao público em geral.

“Quem assistir vai se surpreender. Há um contexto da cidade nele, mas com a história de luta e resistência que é fazer cinema no Brasil. É uma atividade que nunca baixou a cabeça, nem mesmo diante de uma ditadura e época de desmonte cultural”, conclui.

Premiado

Na edição mais recente do Festival de Cinema de Brasília, em dezembro do ano passado, o filme garantiu o prêmio de Melhor Longa-Metragem na Mostra Brasília.

A obra ainda levou outras duas condecorações na competição, a Marco Antônio Guimarães, pelo intenso trabalho de pesquisa e o título de filme mais querido do público, no Júri Popular, com quase 45% dos votos.

“É uma sensação maravilhosa receber esses prêmios, uma emoção grande. Estou com muitas saudades da minha equipe, com quem vivi aventuras e loucuras durante a produção e na pós. Este filme aconteceu por causa deles e por todos aqueles que trabalham na preservação de nossa cultura. Sem material de arquivo, a nossa história não poderia ser transmitida”, destacou Lino, à época.

Candango: Memórias do Festival já foi exibido em outros importantes eventos, como a 44ª Mostra São Paulo, no Los Angeles Brazilian Film Festival e no Festival Internacional de Cinema de Arquivo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?