metropoles.com

Candango: Memórias do Festival é selecionado para o Festival de Brasília

O filme do diretor Lino Meireles é uma produção do Metrópoles. Longa disputará na Mostra Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Destaques da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
1 de 1 Destaques da 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo - Foto: Reprodução

A 53ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) anunciou, nesta terça-feira (24/11), a lista dos filmes indicados. Na Mostra Brasília, que privilegia a produção local, está o longa-metragem Candango: Memórias do Festival, do cineasta Lino Meireles.

O filme, que resgata a memória afetiva do Festival de Brasília, é uma coprodução do Metrópoles com a Ligocki Entretenimento. O longa do diretor Lino Meireles foi exibido na 44ª Mostra São Paulo, no Los Angeles Brazilian Film Festival, no Festival Internacional de Cinema de Arquivo e no Buenos Aires International Film Festival.

“Candango é um filme que comemora Brasília como um lugar onde o cinema acontece e reverbera pelo país. Completando 60 anos em 2020, a cidade vai brilhar no festival”, celebra o diretor Lino Meireles.

Candango: Memórias do Festival disputa na categoria Melhor Longa na Mostra Brasília. Os outros concorrentes são O Mergulho na Piscina Vazia (Edson Fogaça), Cadê Edson? (Dácia Ibiapina) e Utopia e Distopia (Jorge Bodanzky).

Ao todo, a Comissão de Seleção da Mostra Brasília avaliou 79 curtas-metragens e 23 longas. “Trabalhamos sempre em equipe. Nenhuma decisão foi tomada sem amplo debate ou de forma individual. Não foi uma decisão fácil, vimos muitos filmes excelentes. Para além do lazer, estou convicta de que as obras selecionadas vão representar muito bem o DF”, observa a professora, atriz e cineasta Glória Teixeira, presidente da Comissão desta competição.

Candango reconta a história dos 50 anos do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB). Para isso, o diretor e sua equipe entrevistaram mais de 60 grandes nomes do cinema nacional, entre atores, atrizes, cineastas, produtores, críticos de cinema e organizadores do evento.

Além do filme, o projeto de resgate da memória de um dos mais importantes eventos do cinema nacional também conta com um livro, que pode ser comprado aqui, e um banco de dados. A página reúne as principais informações de todas as edições do FBCB.

Mostra Principal

O principal evento do festival terá seis filmes em disputa. São eles:

Ivan, o TerríVel – (Mario Abbade, Documentário, RJ, 103 min);
Espero Que Esta Te Encontre e Que Esteja Bem – (Natara Ney, Documentário, PE/RJ/MS, 83 min);
Por Onde Makunaíma? – (Rodrigo Séllos, Documentário, RO, 84 min);
A Luz de Mario Carneiro – (Betse de Paula, Documentário, RJ, 73 min);
Longe do Paraíso – (Orlando Senna, Ficção, BA, 106 min);
Entre Nós Talvez Estejam Multidões – (Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito, Documentário, MG/PE, 92 min).

A curadoria foi comandada pelo cineasta Silvio Tendler.

“Temos um recorte sincero de um Brasil que faz cinema com muita bravura, diante das adversidades impostas ao setor pelo desmonte da cultura em âmbito nacional. Foram quase 700 filmes que se apresentaram às comissões de Seleção do Festival de Brasília. Isso demostra uma produtividade intensa num momento de crise. O Brasil por meio do cinema quer mostrar sua verdadeira cara, e o Festival de Brasília será sua vitrine”, considera Silvio Tendler.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?