Candango: Memórias do Festival, de Lino Meireles, está na 44ª Mostra SP
A produção do Metrópoles também foi selecionada para a 13ª edição do Los Angeles Brazilian Film Festival
atualizado
Compartilhar notícia
Conhecido por seu estilo contestador e de protesto, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro (FBCB) é o personagem central do documentário Candango: Memórias do Festival, do diretor Lino Meireles. O filme é um dos selecionados para a 44ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que começa no dia 22 de outubro, com transmissão on-line.
O documentário, uma produção do Metrópoles (com coprodução da Ligocki Entretenimento), reconta mais de cinco décadas de celebração do cinema brasileiro, por meio de entrevistas com diretores, atores, produtores, críticos e organizadores que vivenciaram a história do FBCB. Candango competirá na categoria Novos Diretores, onde estão selecionados outros 15 filmes brasileiros.
“Sem dúvidas, o melhor lugar para exibir este filme é o próprio Cine Brasília, durante o Festival de Brasília. Em 2020, porém, nada está garantido. Exibi-lo em outros festivais também tem uma importância imensurável, pois traz os olhares do Brasil e do mundo para esta celebração do cinema nacional”, comemora o diretor Lino Meireles.
O documentário também está na seleção do Los Angeles Brazilian Film Festival. A 13ª edição do evento ocorrerá entre os dias 21 e 25 de outubro, em versão on-line, por conta da pandemia de Covid-19 – doença causada pelo novo coronavírus.
Projeto de memória
O filme faz parte de um projeto que visa resgatar a história do Festival de Brasília (como é conhecido popularmente o evento). Em 2017, foi lançado o livro Candango – Memórias do Festival Vol.1, que contém entrevistas com 71 participantes, entre atores, atrizes, cineastas, produtores, críticos de cinema e organizadores do FBCB.
O projeto também inclui um banco de dados, com informações compiladas e organizadas de todos os vencedores das, até então, 52 edições do festival. Clique aqui para acessar.
O FBCB de 2020 ainda não tem data definitiva para ocorrer. Segundo a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), o evento está previsto para dezembro.