metropoles.com

Caio Blat avalia atual momento político do país em O Debate

Atuando pela primeira vez na direção de um filme, o artista explorou temáticas sensíveis e relacionadas à política na produção

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
ator caio falando falando em cenario de filme - metrópoles
1 de 1 ator caio falando falando em cenario de filme - metrópoles - Foto: Divulgação

O Debate, filme que marca a estreia de Caio Blat como diretor de cinema, estreou na última quinta-feira (25/8). O artista explorou temáticas sensíveis e relacionadas com a política na produção, baseado no livro homônimo ao longa-metragem.

“A gente fez esse filme porque a gente acredita que pode se conversar com civilidade, com educação, com respeito a posição do outro. Acho que a gente fez esse filme acreditando que o país pode parar de trocar agressões e voltar a conversar sobre os temas que realmente importam”, conta Blat.

4 imagens
Paulo Betti e Debora Bloch durante as gravações do filme
Os dois artistas são protagonistas do longa-metragem dirigido por Caio Blat
Caio Blat em O Debate
1 de 4

Caio Blat atuou pela primeira vez como diretor em O Debate

Divulgação
2 de 4

Paulo Betti e Debora Bloch durante as gravações do filme

Divulgação
3 de 4

Os dois artistas são protagonistas do longa-metragem dirigido por Caio Blat

Ricardo Brajterman/Divulgação
4 de 4

Caio Blat em O Debate

Divulgação

“É uma defesa da verdade. O filme faz uma grande defesa do jornalismo sério, do jornalismo investigativo, da informação bem verificada, uma campanha contra fake news, é um grande elogio ao trabalho sério do jornalismo”, completa Blat.

Em pouco mais de uma hora, o diretor trouxe reflexões sobre amor, liberdade, política, democracia, jornalismo e também sobre a vida do país nos últimos anos, abordando temas como monogamia, sexo, desejo, ciúme, ética e ideologia.

“O país está passando por uma crise econômica, muito desemprego, tem gente passando fome no Brasil novamente… esses são os assuntos que importam e nós estamos aqui debatendo urna eletrônica, que é uma coisa que todo mundo sabe que funciona. Temos que trazer o debate de volta para o campo racional, das necessidades do país, saindo do sensacionalismo, polarização e agressão”, avalia o artista.

Estrelado por Debora Bloch e Paulo Betti, que interpretam os jornalistas Paula e Marcos, o filme O Debate simula um futuro último debate presidencial antes do segundo turno das eleições de 2022. As gravações foram realizadas em menos de dois meses e contou com grande esforço do coletivo de artistas envolvidos.

“O filme é um coletivo, que todo mundo pensou e esquematizou junto. Fiquei muito feliz com o resultado final, foi uma experiência muito radical. Tive que ter muita urgência e muito planejamento para filmar tudo em pouco tempo. Foi um desafio muito grande, um grande aprendizado”, revela Caio Blat.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?