Brasília: CCBB receberá mostra de filmes do cineasta Steven Spielberg
Até 5 de março, o público de Brasília poderá assistir gratuitamente às obras de sucesso do cineasta Steven Spielberg, no CCBB
atualizado
Compartilhar notícia
Em 8 de fevereiro, Brasília vai receber à Mostra Spielberg, que contará com mais de 30 obras de Steven Spielberg, diretor de produções como Tubarão (1974), A Cor Púrpura (1985) e o drama histórico A Lista de Schindler (1993). As exibições vão acontecer no Centro Cultura Banco do Brasil (CCBB) e ficará até 5 de março.
Em 9 de fevereiro, o evento terá uma sessão inclusiva do filme E.T. O Extraterrestre (1982), com audiodescrição, legendagem descritiva e tradução em libras, às 16h. Aqueles que gostam de variar um pouquinho poderão assistir, em 25 e 26 do mesmo mês, a Maratona Indiana Jones ao ar livre.
Atividades Paralelas
Quem pensa que as opções acabaram está muito enganado. A crítica de cinema Cecilia Barroso estará a frente do Curso e Debate Spielberg. Nas oficinas, serão ministradas aulas, com duração de 2h, sobre a vida e obras de Steven, nos dias 28/2, 1/3 e 2/03, às 16h. Os alunos que participarem das três aulas ganharão diploma.
A programação também conta com um debate presencial, traduzido em libras, em 23 de fevereiro, às 20h, com o professor Pablo Gonçalo, Cecilia Barroso e mediação da curadora Marina Pessanha.
Sobre o cineasta
Com pouco mais 50 anos de carreira, Steven Spielberg construiu seu legado e se tornou um dos diretores mais bem-sucedidos da história do cinema. Seu mais recente filme The Fabelmans (2022) foi indicado a sete categorias no Oscar 2023, incluindo de Melhor Filme e Melhor Direção.
Spielberg possui uma extensa lista de produções que fazem sucesso até hoje. Ele, com o produtor George Lucas, realizou Indiana Jones – Os Caçadores da Arca Perdida (1981), um filme de aventura com Harrison Ford como estrela. Não se dando por satisfeito com o sucesso do longa, que rendeu um público fiel de jovens, resolveu, a partir dos anos 80, começar a investir na realização de dramas históricos, com foco no público adulto. Com isso surgiu A Cor Purpura (1985), Império do Sol (1987) e A Lista de Schindler (1993), baseado na história real de Oskar Schindler, um homem que arriscou sua vida para salvar 1.100 judeus do Holocausto.
A Mostra Spielberg também desembarcará em outras cidades, como no CCBB de São Paulo, 1/2 a 27/3; Cine Sesc São Paulo, 2/2 a 8/3 e CCBB Rio de Janeiro, 12/4 a 8/5.
Serviço
Mostra Spielberg
De 8 de fevereiro a 5 de março, no Centro Cultural Banco do Brasil. Com sessões a partir das 15h [clique aqui para conferir a programação completa]. Entrada R$ 10 (inteira). Conferir classificação indicativa.