metropoles.com

Brasileiro Democracia em Vertigem perde disputa no Oscar 2020

Na premiação ocorrida neste domingo (09/02/2020), o vencedor na categoria foi Indústria Americana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Netflix/Divulgação
Democracia em Vertigem
1 de 1 Democracia em Vertigem - Foto: Netflix/Divulgação

O brasileiro Democracia em Vertigem, dirigido por Petra Costa, perdeu, neste domingo (09/02/2020), o prêmio de Melhor Documentário do Oscar 2020. A primeira obra brasileira a concorrer na categoria foi derrotada por Indústria Americana.

O longa brasileiro disputou o título com os filmes Honeyland, For Sama, Indústria Americana e The Cave. Democracia em Vertigem conta, a partir da visão da cineasta Petra Costa, a história política recente do Brasil, com destaque para o impeachment de Dilma Rousseff e a ascensão de Jair Bolsonaro ao cargo de presidente da República.

Polêmica

Desde que foi indicado ao Oscar 2020, Democracia em Vertigem – primeiro filme brasileiro a disputar na categoria de Melhor Documentário – causou mal-estar no governo Jair Bolsonaro, seus apoiadores e grupos que foram às ruas, em 2016, para pedir o impeachment de Dilma Rousseff.

Nesta última semana, porém, a tensão aumentou. Após uma entrevista de Petra Costa nos Estados Unidos, a Secretária de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) usou seu perfil oficial no Twitter para acusar a cineasta de ser “anti-Brasil”.

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), um dos filhos do presidente da República, também pelas redes sociais, acusou o filme de mentir sobre a história recente do país. Em outra visão, ex-apoiadores de Dilma e membros do Partido dos Trabalhadores saíram em defesa da diretora Petra Costa.

Sucesso da Netflix

A indicação do documentário Democracia em Vertigem, da diretora mineira Petra Costa, ao Oscar 2020 prova não só o incrível momento do cinema brasileiro. Se produções nacionais marcaram presença e faturaram prêmios nos principais festivais do mundo em 2019, como Cannes, Berlim, Sundance e Locarno, plataformas de streaming também têm remexido as bases da indústria de entretenimento.

No caso da Netflix, a presença cada vez mais forte no prêmio da Academia se iniciou justamente por títulos de não ficção, em 2014, com a nomeação de The Square. Dona de 24 indicações, a produtora de Democracia em Vertigem supera todos os estúdios de Hollywood no Oscar 2020. Tanto que um dos concorrentes de Vertigem era outro lançamento do canal de streaming: Indústria Americana, longa bancado pelo selo de Barack e Michelle Obama, Higher Ground Productions.

Levando em consideração o Oscar 2020, a Netflix soma, ao todo, 53 indicações à estatueta. A primeira delas foi pelo documentário The Square, sobre os vultos da Primavera Árabe no Egito, em 2011. Quinze nomeações foram a melhor documentário (9) e curta de documentário (6). Dessas, três se converteram em prêmios: Os Capacetes Brancos (2017), Ícaro (2018) e Absorvendo o Tabu (2019).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?