Blockbusters voltam à China em busca de bilheteria bilionária
O governo chinês tem controle absoluto sobre quais filmes são exibidos em seus cinemas, fato que atinge a bilheteria de grandes produções
atualizado
Compartilhar notícia
Uncharted: Fora do Mapa, filme estrelado por Tom Holland, estreou recentemente nos cinemas mundiais. A produção teve bom apelo popular e liderou as bilheterias nos Estados Unidos e no Brasil. Os executivos responsáveis pelo filme, entretanto, comemoraram ainda mais porque a produção teve exibição liberada na China.
O governo do país tem controle absoluto sobre quais filmes podem passar nas suas salas de cinema, fato que interfere diretamente na receita dos lançamentos. Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa e Eternos, por exemplo, não passaram na China– assim como todos os longas da Marvel lançados em 2021. No caso de Uncharted, adaptação de um jogo, ter a liberação significa muito porque o país asiático é adepto do games.
De certa forma, também, funcionará como um teste para o mercado de Hollywood. Como alguns lançamentos importantes não foram exibidos, as próximas sessões hollywoodianas na China serão um termômetro de adesão do público ao conteúdo estadunidense. Morte no Nilo, por exemplo, não teve uma boa estreia.
Bilheterias
Segundo dados da plataforma de bilheteria Maoyan Entertainment, a receita de bilheteria de filmes estrangeiros na China caiu mais da metade em 2020, o que marca um grande desafio para Hollywood. Por lá, os filmes estrangeiros representam apenas 16% da receita.
“A China costuma ser um caminho necessário para os filmes americanos ultrapassarem US$ 1 bilhão em todo o mundo”, disse Jeff Bock, analista do mercado de entretenimento, à Variety.
Para além de Uncharted, The Batman também teve a liberação confirmada pelo governo. Naturalmente, o filme, que surge com grande expectativa mundial por alta renda nas bilheterias, terá a vantagem de exibição na China.
Com Robert Pattinson protagonista, o longa-metragem é um dos mais aguardados de 2022 e marca o retorno dos filmes de super-heróis no país. Este é um golpe duro para Marvel, que não teve os últimos lançamentos aprovados pelo governo chinês. Em caso de sucesso, é provável que o Cavaleiro das Trevas ultrapasse a marca do bilhão em arrecadação.
Quer ficar por dentro do mundo dos famosos e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesfamosos