Beijo gay de novo Star Wars é censurado no Oriente Médio
Rápido momento envolvendo dois personagens do Episódio IX não está sendo exibido em cinemas de países da região
atualizado
Compartilhar notícia
A cena de beijo gay no filme Star Wars: A Ascensão Skywalker, a primeira na história da saga, foi censurada no Oriente Médio. De acordo com o site The Hollywood Reporter, espectadores de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, relataram que o inédito momento LGBT da franquia foi cortado do longa da Disney.
Curiosamente, como lembra o Hollywood Reporter, 2019 é o Ano da Tolerância nos Emirados, que costumam ser um pouco menos rígidos do que o resto do Oriente Médio. Ao que parece, a abertura não envolveu o Episódio IX de Star Wars. Espera-se que a remoção da cena deva se estender a outros países da região.
Segundo o Hollywood Reporter, a cena está sendo mostrada em cinemas da China, onde a censura também costuma ser severa quanto à diversidade sexual.
Censores do Oriente Médio costumam deixar passar cenas de violência, mas não admitem que referências a sexo, drogas e religião sejam mostradas nas telonas da região.
Um dos casos mais graves de cortes em filmes de Hollywood aconteceu no lançamento de O Lobo de Wall Street (2013), de Martin Scorsese. Cerca de 45 minutos, quase um terço do longa, foram retirados das exibições.