Atriz trans denuncia líder de extrema direita na França por transfobia
Karla Sofía Gascón, que ganhou o prêmio de melhor interpretação feminina em Cannes, denunciou política francesa Marion Maréchal
atualizado
Compartilhar notícia
Atriz transexual premiada no Festival de Cannes 2024, Karla Sofía Gascón denunciou a política francesa de extrema direita, Marion Maréchal, que criticou o fato do prêmio ir, na sua opinião, a “um homem”.
A denúncia na França, confirmada nesta quarta-feira à AFP pelo advogado da atriz, se soma à apresentada dois dias antes por seis associações de defesa do coletivo LGTBQIAPN+ por insultos “transfóbicos” contra Maréchal por esse comentário.
Em Cannes, Karla recebeu, ao lado de Selena Gómez, Zoé Saldaña e Adriana Paz, o prêmio de melhor interpretação feminina, pelo musical Emilia Pérez, e se tornou a primeira pessoa transgênero a conquistar o prêmio no festival.
Após a premiação, Maréchal criticou na rede social X a premiação a “um homem”, algo que implicaria “o apagamento das mulheres”. “Devemos terminar com esse tipo de declarações”, afirmou Karla Sofía Gascón em um comunicado enviado por seu advogado.