Atriz espanhola Marisa Paredes morre aos 78 anos
Marisa Paredes, atriz espanhola consagrada por suas atuações em filmes icônicos de Pedro Almodóvar, faleceu aos 78 anos
atualizado
Compartilhar notícia
Marisa Paredes, atriz espanhola consagrada por suas atuações em filmes icônicos de Pedro Almodóvar, faleceu aos 78 anos. A informação foi confirmada pela Academia de Cinema da Espanha em um comunicado oficial nesta terça-feira (17/12). Detalhes sobre a causa do falecimento não foram divulgados.
A atriz se formou na Escola de Artes Dramáticas de Madri, capital espanhola, e atuou em 75 filmes ao longo da vida, tendo ganhado fama internacional ao estrelar filmes de Almodóvar, como A Flor do Meu Segredo, Tudo Sobre Minha Mãe, A Pele que Habito e outros sucessos do diretor.
Nascida na capial espanhola em 1946, Marisa estreou no cinema quando tinha apenas 14 anos. Ao longo da carreira, chegou a fazer parte do elenco de filmes de outros países também, como o clássico A Vida É Bela, A Espinha do Diabo e outros.
Entre 2000 e 2003, Marisa paredes foi presidente da Academia de Cinema da Espanha e ganhou da instituição em 2018 o Prêmio Goya de Honra, em homenagem aos anos de carreira e à trajetória da artista.
Em nota, o Ministério da Cultura da Espanha lamentou a morte: “O Ministério da Cultura lamenta a morte da atriz Marisa Paredes, artista icônica do nosso cinema. Em seus mais de 60 anos de carreira, recebeu, entre outros, o Prêmio Nacional de Cinema em 1996 e a Medalha de Honra ao Mérito nas Belas Artes em 2007. Descanse em paz”.