metropoles.com

“Arábia” e “A Passagem do Cometa” encerram mostra competitiva

Longa mineiro e curta paulista reúnem histórias de pessoas comuns neste sábado (23/9), no 50º Festival de Brasília

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vasto Mundo e Katasia Filmes/Divulgação
arábia_joão-dumans-e-affonso-uchoa_vasto-mundo-e-katasia-filmes-31
1 de 1 arábia_joão-dumans-e-affonso-uchoa_vasto-mundo-e-katasia-filmes-31 - Foto: Vasto Mundo e Katasia Filmes/Divulgação

O longa “Arábia” (MG), dos diretores Affonso Uchoa e João Dumans, e o curta “A Passagem do Cometa” (SP), de Juliana Rojas, encerram a mostra competitiva do 50º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro neste sábado (23/9), no Cine Brasília. Histórias de pessoas comuns filtradas por diferentes pontos de vista se destacam em ambos os filmes.

Em “Arábia”, um jovem mora na Vila Operária, região que faz vizinhança com uma fábrica de alumínio em Ouro Preto. Seu cotidiano se transforma depois que ele acha um caderno de um dos operários.

2 imagens
1 de 2

Vasto Mundo e Katasia Filmes/Divulgação
2 de 2

Vasto Mundo e Katasia Filmes/Divulgação

A dupla de cineastas despontou no cinema brasileiro independente nos últimos anos. Uchoa assinou “A Vizinhança do Tigre” (2014), longa rodado na periferia de Contagem (MG) que venceu a Mostra de Tiradentes.

Já Dumans retorna ao festival um ano após o prêmio Candango vencido por “A Cidade Onde Envelheço” (2016), longa de Marília Rocha escrito por ele. O cineasta também veio a Brasília em 2010 como assistente de direção e produtor executivo de “Os Residentes”, de Tiago Mata Machado. Em “Tigre”, Dumans trabalhou nas funções de roteirista, montador e diretor assistente.

Curta da noite: aborto e cometa Halley
Uma das diretoras mais conceituadas do cinema brasileiro contemporâneo, Juliana Rojas retorna ao festival seis anos após apresentar na capital “Trabalhar Cansa” (2011), longa codirigido por Marco Dutra (“Quando Eu Era Vivo”).

3 imagens
1 de 3

Alice Andrade Drummond/Divulgação
2 de 3

Alice Andrade Drummond/Divulgação
3 de 3

Alice Andrade Drummond/Divulgação

Com Gilda Nomacce no elenco, “A Passagem do Cometa” (SP) narra a experiência de mulheres que esperam pela passagem do cometa Halley em uma clínica clandestina de aborto.

Juliana estreou em longa solo com “Sinfonia da Necrópole” (2014), vencedor do prêmio da crítica no Festival de Gramado, e voltou a trabalhar com Dutra em “As Boas Maneiras”, ganhador do prêmio especial do júri em Locarno 2017.

Mostra Competitiva – Festival de Brasília do Cinema Brasileiro
Exibição dos filmes “A Passagem do Cometa” (SP, 19min, 12 anos), de Juliana Rojas, e “Arábia” (MG, 96min, livre), de Affonso Uchoa e João Dumans. Às 21h30, no Cine Brasília. Ingressos: R$ 12 e R$ 6 (meia-netrada). Não recomendado para menores de 12 anos

Às 20h, no Teatro da Praça (Taguatinga), Espaço Semente (Setor Central, Gama), Teatro de Sobradinho e Riacho Fundo (em frente à Administração Regional). Entrada franca

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comEntretenimento

Você quer ficar por dentro das notícias de entretenimento mais importantes e receber notificações em tempo real?