Aproveite “A Assassina” e veja outros cinco filmes de artes marciais
Com o épico drama chinês em cartaz, listamos recentes títulos de artes marciais, como “Kung Fury” e “Sword of Destiny”, sequência de “O Tigre e o Dragão”
atualizado
Compartilhar notícia
Em cartaz na cidade desde quinta (12/5), o drama “A Assassina” relê o gênero de artes marciais da maneira incomum. Com ritmo lento e uma porção de complexas subtramas, o filme do chinês Hou Hsiao-Hsien revisita as tradições da literatura wuxia, típica do país, e entrega poéticas cenas de luta.
Abaixo, listamos outros cinco longas recentes que partem das artes marciais orientais para narrar histórias completamente distintas:
“Crouching Tiger, Hidden Dragon – Sword of Destiny” (2016)
Produzida pelo canal de streaming Netflix, a sequência de “O Tigre e o Dragão” (2000) volta a trazer Donnie Yen e Michelle Yeoh, astros do original, para mais uma aventura envolvendo voos espetaculares, golpes de espada e dramáticas traições.
Disponível na Netflix
“Kung Fury” (2015)
Sensação entre os nerds, o curta-metragem mistura nostalgia oitentista, filmes de porrada e ultraviolência de videogame. Para se ter uma ideia do choque de mundos: aqui, dinossauros matam nazistas. Algo entre “Jurassic Park” e “Bastardos Inglórios”, com tiques de “Kickboxer”.
Disponível na Netflix e no YouTube
“Um Toque de Pecado” (2013)
Cronista da China contemporânea, Jia Zhang-ke decidiu abraçar o cinema de ação neste filme. Baseadas livremente em notícias, quatro histórias independentes narram surtos de violência ambientados em regiões rurais e urbanas do país. O cineasta foi recentemente tema do documentário “Um Homem de Fenyang” (2014), dirigido pelo brasileiro Walter Salles.
Disponível em DVD
“Operação Invasão” (2011)
Fita de ação mais influente dos últimos anos, o título indonésio narra um esquadrão da SWAT lutando contra criminosos. Os empolgantes embates mesclam murros, chutes e severos tiroteios e ganharam sequência em “Operação Invasão 2” (2014). O elenco ficou tão conhecido que três atores/lutadores do filme, Iko Uwais, Yayan Ruhian e Cecep Arif Rahman, fazem uma ponta em “Star Wars – O Despertar da Força”.
Disponível na Netflix
“Ninja” (2009)
Parceiros de longa data e astros do cinema de ação independente, o ator/lutador Scott Adkins e o diretor Isaac Florentine entregam um de seus melhores trabalhos neste thriller de ninjas. O roteiro fraquinho não atrapalha. As cenas de luta de fato valorizam o trabalho físico de atores e dublês, com cortes de câmera discretos e confrontos que condensam uma imensa força gestual.
Disponível na Netflix